Em um comunicado interno emitido na quinta-feira 10, a Petrobras pediu a funcionários para fazerem autodeclaração de gênero e orientação sexual.
Conforme a estatal, a medida é importante para que a empresa “conheça melhor o perfil do efetivo e possa direcionar, com precisão, suas ações de diversidade”.
O gerente-executivo Eduardo Nardi explica, em um vídeo, que “incentivar a diversidade, a equidade e a inclusão também é bom para os nossos negócios”.
No campo “Meu Perfil”, o funcionário indica se é “cis, trans, heterossexual ou homossexual”, além de responder a um questionário.
Plano de saúde da Petrobras amplia cirurgias para pessoas trans


No começo do ano, a coluna informou que a Petrobras ampliara a cobertura do seu plano de saúde para oferecer novos tratamentos a pessoas trans.
“Além dos procedimentos que já eram cobertos, a nova linha de cuidados da TransCuidar incorpora ao nosso rol uma série de procedimentos cirúrgicos, o processo de hormonização, também conhecido como terapia hormonal, e um atendimento especializado para trans, de maneira humanizada e responsável”, informou a estatal.
+ Veja notas exclusivas e de bastidor na coluna No Ponto
De acordo com a petrolífera, os seguintes procedimentos serão cobertos pelo convênio:
- terapia hormonal;
- plástica escrotal;
- mamoplastia;
- mastectomia subcutânea e inclusão da prótese;
- mastoplastia em mama oposta depois de reconstrução da contralateral;
- reconstrução de mama com prótese e/ou expansor;
- reconstrução de mamaria com retalho muscular ou mio cutâneo unilateral;
- reconstrução mamaria com retalho cutâneo regional;
- retirada de prótese de mama unilateral; e
- substituição de prótese.
Leia também: “A Petrobras virou woke”, reportagem publicada na Edição 209 da Revista Oeste
Confira ainda
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].