A Polícia Federal (PF), em ação integrada com a Polícia Militar da Bahia, realizou nesta quinta-feira (6) uma Ação de erradicação de plantios de Cannabis Sativa Lineu (Maconha), no interior do estado.
A Operação Carcará II contou com apoio da CIPE-Caatinga/PMBA e localizou uma plantação com 5.360 pés de maconha em uma área com cerca de 3.110m² no município de Umburanas, região norte baiano.
Uma pessoa que estava na propriedade foi presa em flagrante e responderá por tráfico de drogas. O crime possui pena máxima de 15 anos.
![POLÍCIA FEDERAL LOCALIZA PÉS DE MACONHA NA BAHIA](https://i0.wp.com/imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/02/pf-BA-Maconha-2.jpeg?resize=768%2C576&ssl=1)
![POLÍCIA FEDERAL LOCALIZA PÉS DE MACONHA NA BAHIA](https://i0.wp.com/imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/02/pf-BA-Maconha-2.jpeg?resize=768%2C576&ssl=1)
Novas ações
A PF informou que o ciclo produtivo da cannabis é monitorado pelos policiais federais e novas ações são realizadas nos períodos próximos à colheita, coibindo a finalização do cultivo. Segundo a instituição, as ações de erradicação de plantios de maconha tem como efeito a diminuição da oferta da droga no mercado consumidor.
“Com essas operações consecutivas, as Polícias Federal e Militar contribuem significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga nos estados da Região Nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: roubos, furtos, homicídios, latrocínios, guerra pelo domínio dos territórios de drogas, dentre outros crimes violentos, geralmente essas ocorrências giram em torno do tráfico de drogas”, encerra a nota publicada no site da PF.
A plantação será incinerada.
*Com informações da Polícia Federal