Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PG é a única cidade do PR premiada 5 vezes com ‘Nota A’ no Capag

Premiação é realizada através de análise da Capacidade de Pagamento (Capag)

Elizabeth celebrou as conquistas administrativas recentemente conquistadas por Ponta grossa

Elizabeth celebrou as conquistas administrativas recentemente conquistadas por Ponta grossa –

A prefeita Elizabeth Schmidt (União) celebrou os avanços econômico e as conquistas administrativas experimentados pela cidade de Ponta Grossa ao longo do 1º semestre durante a tarde desta segunda-feira (18). A líder do Poder Executivo Municipal concedeu uma entrevista exclusiva nos estúdios do Portal aRede, onde também reforçou os investimentos e objetivos da cidade para os próximos anos.

A prefeita iniciou sua fala relembrando as recentes conquistas administrativas conquistadas por Ponta Grossa, como a recém-aprovação das contas públicas por parte do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) pelo 4º ano consecutivo. Além deste ponto, Elizabeth relembrou que Ponta Grossa é a única cidade parananense a conquistar a ‘Nota A’ 5 vezes na análise da Capacidade de Pagamento (Capag), um marco na gestão do município.

Em uma consulta realizada por Ponta Grossa, constatou-se que, além de ser a única em todo o Paraná a receber o prêmio da Capag, Ponta Grossa está ao lado de somente um município que também possui esta premiação 5 vezes em todo o Brasil. “Solicitei que fizessem uma pesquisa para saber em quantos municípios do Paraná tem 5 vezes ‘Nota A’ no Capag, e não tinha nenhum, somente Ponta Grossa. E no Brasil? Quantas cidades têm? E só tem mais uma, que se chama Goiana, de Pernambuco, e tem 80 mil habitantes”, comentou a prefeita.

Graças a estas conquistas e outras ações promovidas na cidade, Elizabeth afirmou que Ponta Grossa está se desenvolvendo como um exemplo de administração para outras cidades, o que é, em suas palavras, uma grande felicidade. “Fiquei mais feliz ainda ao ver que nossa cidade realmente está sendo um exemplo no que se refere a responsabilidade fiscal e administrativa”, complementou a líder do Executivo Municipal.

PROJETOS FUTUROS – Na sequência da conversa, a Prefeitura pontuou as ações promovidas por Ponta Grossa que devem reverberar no futuro do município. Elizabeth Schmidt reforçou que a cidade está se preparando para algo que o município nunca viveu, pontuando que investimentos na área da Saúde e de Infraestrutura Urbana estão sendo realizadas visando até 50 anos no futuro da cidade.

“O nosso objetivo agora é justamente mudar a ‘cara’ da cidade. É preparar Ponta Grossa para o momento que ela nunca viveu. É preciso virar a chave. Então estamos corrigindo algumas distorções administrativas. Estamos modernizando, atualizando projetos e tomando medidas corajosas, como, por exemplo, a revisão dos terrenos para o cálculo do IPTU. Uma atualização depois de quase 50 anos”, reforçou a prefeita.

Ainda sobre o futuro, a prefeita destacou três grandes pontos que Ponta Grossa deve focar nos próximos meses para manter o seu desenvolvimento ainda em 2025: a capacitação de profissionais, principalmente na área de Inteligência Artificial; a ‘Solução Costa Rica’, que deve desafogar o ‘gargalo’ do trânsito urbano na região; e a finalização do projeto “Asfalto 100%.

VÍDEO

Confira a entrevista completa com a Prefeita Elizabeth Schmidt | Autor: Grupo aRede.

  

Por fim, a líder do Executivo destacou ações na área industrial de Ponta Grossa, onde Elizabeth afirmou que até o fim do ano, bilhões devem ser investidos no setor por conta do aglomerado de empresas que procuram a cidade para montar uma sede no local.

“Uma ou duas industrias nos visitam todas as semanas, então a projeção é que venha muitos bilhões de reais e muitas empresas para a nossa cidade. Nos estamos com um conceito perante estas indústrias que são imperdíveis. Nós temos uma localização maravilhosa que é o que eles mais precisam para o escoamento de tudo que produzem. Nós fazemos este ambiente de negócios acontecer” complementou.

SOBRE O CAPAG – A Capacidade de Pagamentos (Capag) é uma análise realizada pelo Tesouro Nacional feita com o objetivo de analisar a saúde financeira dos estados e municípios do Brasil. O objetivo é entender se estes órgãos possuem as condições financeiras para honrar os seus compromissos financeiros.


Compartilhe:

Veja também: