Curso gratuito acontece em agosto e possui convênio com o SATED para obtenção do DRT
Publicado: 23/07/2025, 17:13

O objetivo das aulas é qualificar os profissionais, equipando-os com conhecimentos teóricos e práticos sobre instalação, operação e manutenção de sistemas elétricos e iluminação cênica –
Durante o mês de agosto, Ponta Grossa recebe o curso gratuito “Eletricidade, Sustentabilidade & Cultura”, realizado pela Arte Telúrica Produções Culturais. O objetivo das aulas é qualificar os profissionais, equipando-os com conhecimentos teóricos e práticos sobre instalação, operação e manutenção de sistemas elétricos e iluminação cênica.
O curso tem como público-alvo profissionais da cultura, eletricistas, técnicos em eletrotécnica e eletrônica, estudantes de engenharia elétrica e interessados em atuar no setor cultural através de instalações elétricas e de iluminação em espaços como teatros, museus, galerias de arte, audiovisual, espetáculos, etc. O projeto é aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Lei Aldir Blanc, com recursos do governo federal.
De acordo com o professor do curso, Luiz Maurício Bucholdz, as aulas são focadas na área de eletricidade básica e luminotécnica, desde os conceitos iniciais sobre a parte elétrica, condutores, isolantes e circuitos de iluminação, até a ideia de sustentabilidade, que envolve energias renováveis, formas alternativas de energia, consumo consciente e medidas de prevenção.
O curso já foi realizado em Londrina, onde formou 47 alunos, e agora, no mês de julho, irá capacitar outra turma. Esta edição é também uma continuação do curso “Eletricidade Verde para Audiovisual”, realizado em março do ano passado na cidade. No entanto, não é necessário ter participado da edição anterior para se inscrever no novo curso.
O técnico em eletrônica e telecomunicações, Reinaldo dos Santos, participou do curso no ano passado e destaca a importância de ofertas de formação gratuitas como essa para quem busca qualificação. “Recomendo muito os cursos da Arte Telúrica, pois o professor Luiz é um grande profissional, que nos ensinou de forma excelente. Aprendi muito com ele, além da qualidade do material didático próprio do curso, que me ajudou bastante e utilizo até hoje”.
Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos, ensino médio completo ou em andamento, e realizar a inscrição através do link. O curso tem 40 vagas por cidade e contabiliza 50 horas de aulas, divididas em aulas práticas, teóricas e uma visita técnica cultural.
REGISTRO PROFISSIONAL
Para a atuação como Eletricista em Espetáculos de Diversões, o profissional precisa de um registro profissional – popularmente conhecido como DRT. Este documento oficial – definitivo, vitalício e válido em todo o território nacional – comprova a qualificação e a legalidade do profissional.
No Paraná, quem emite o Atestado de Capacitação para o registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho é o SATED. O sindicato, ao avaliar a ementa e estrutura do curso “Eletricidade, Sustentabilidade & Cultura”, produzido pela Arte Telúrica, aprovou a formação como um dos requisitos para obtenção do documento.
A parceria oferece para os alunos que tiverem no mínimo 75% de frequência no curso, a entrada no pedido de seu Atestado de Capacitação ou no processo de obtenção de seu DRT – com 50% de desconto nas taxas – a partir dos seguintes documentos: Certificado de Aprovação no Curso conveniado; comprovação de um trabalho nos últimos 12 meses e os certificados de NR10 e NR35.
Informações sobre o curso
Período: 15 a 30 de agosto
Horário: 18h às 22h (sextas-feiras) e das 8h30 às 17h30 (sábados).
Carga horária: 50h
Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. R. Doutor Washington Subtil Chueire, 330 – Jardim Carvalho, Ponta Grossa – PR, 84017-220
Com informações de assessoria de imprensa