Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Plano de ajuste fiscal de PG prevê nova Planta Genérica de Valores

‘Plano de Ajuste Fiscal PG’ consiste em cinco projetos de lei, todos voltados à área fiscal e tributária

Atualizações deverão impactar o valor do IPTU em Ponta Grossa

Atualizações deverão impactar o valor do IPTU em Ponta Grossa –

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (União), apresentou aos vereadores, na manhã desta terça-feira (8), um pacote de medidas que busca ampliar a justiça fiscal no Município, corrigir distorções em tributos municipais e criar um programa de recuperação de dívidas. O ‘Plano de Ajuste Fiscal PG’ consiste em cinco projetos de lei, todos voltados à área fiscal e tributária, que serão enviados à Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) nos próximos dias.

Entre os projetos, a mudança mais significativa é a atualização do valor do metro quadrado dos terrenos para o cálculo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O projeto prevê a implantação de uma nova Planta Genérica de Valores (PGV), corrigindo uma defasagem de 47 anos, conforme estudo e recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O estudo foi elaborado após um trabalho técnico realizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), considerando o crescimento demográfico, populacional, econômico e de infraestrutura da cidade. Não haverá aumento de alíquota, nem alteração no valor das edificações.

A partir do estudo, o cálculo que estabelece o valor do IPTU de cada terreno será atualizado, porém, com regras importantes: a principal delas é que, independentemente da correção, o reflexo no valor do imposto para o contribuinte não poderá ultrapassar 50% do valor pago em 2025. O mesmo procedimento será adotado a partir de 2027, com um limite de 10%, além da inflação do período.

Para dar ainda mais transparência ao processo, o valor do metro quadrado estabelecido pelo novo estudo, para todas as regiões de Ponta Grossa, estará disponível para consulta no site da Prefeitura. “O Plano de Ajuste busca promover a justiça fiscal em Ponta Grossa, acabando com desigualdades históricas, combatendo a especulação e eliminando os vazios urbanos. Além disso, são mudanças que visam resguardar o equilíbrio das contas públicas e ampliar programas e obras que beneficiarão toda a população. Ao mesmo tempo, essas alterações adequarão a cidade às recomendações do TCE e à Reforma Tributária”, resume o secretário da Secretaria Municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Projetos foram apresentados aos vereadores da cidade

Projetos foram apresentados aos vereadores da cidade |  Foto: Divulgação/PMPG.

 

OUTROS TRIBUTOS – Juntamente com a atualização da PGV, o ‘Plano de Ajuste’ altera a alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em 0,5% e o percentual de desconto concedido para o pagamento à vista do IPTU passa a ser de 5%. Outros projetos estabelecem a adequação da cobrança do ISS sobre obras na modalidade empreitada global, assim como a venda e retomada de terrenos no Distrito Industrial.

Por fim, o pacote também contempla a criação do Programa de Recuperação Fiscal (PRF), que possibilita aos contribuintes renegociar débitos com a Prefeitura de Ponta Grossa, com 80% de desconto em juros e multas no pagamento à vista. Para pagamento parcelado, em até 60 meses, o desconto será de 40%. O programa terá validade até 5 de dezembro.

Com informações: Assessoria de Imprensa.


Compartilhe:

Veja também: