Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Plano São Camilo reforça importância do aleitamento materno no Dia Mundial da Amamentação

No Espaço Cuidar, pediatra Dra. Naiane Mayer explica benefícios para mãe e bebê, orienta sobre cuidados e destaca direitos das mães

A amamentação protege o bebê contra infecções respiratórias, alergias, hipertensão e contribui para o desenvolvimento cognitivo

A amamentação protege o bebê contra infecções respiratórias, alergias, hipertensão e contribui para o desenvolvimento cognitivo –

No Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1º de agosto, o Plano São Camilo, por meio do Espaço Cuidar, reforça a importância do aleitamento materno como base para a saúde de mães e bebês. A médica pediatra Dra. Naiane Mayer falou ao Viver Bem sobre os inúmeros benefícios dessa prática e esclareceu dúvidas comuns que muitas famílias têm nesse período.

Segundo a especialista, a amamentação traz ganhos para toda a vida. “Para a mãe, reduz o risco de câncer de ovário, útero e endométrio, além de ajudar na prevenção do diabete tipo 2. Já para o bebê, é considerada a primeira vacina, protegendo contra infecções respiratórias, alergias, hipertensão, obesidade futura e ainda contribuindo para o desenvolvimento cognitivo”, explica.

O início da amamentação, segundo a doutora, deve ocorrer o mais cedo possível. “Orientamos que o bebê seja colocado para mamar já na primeira hora de vida. Esse contato libera oxitocina, hormônio que ajuda a contrair o útero, reduz o sangramento e estimula a descida do leite”, detalha Dra. Naiane.

Para garantir que o aleitamento seja eficiente, a pega correta é fundamental. “Uma pega inadequada pode dificultar a amamentação e trazer frustração. Caso a mãe sinta dor, tenha fissuras ou o bebê não esteja ganhando peso, é importante procurar um pediatra ou até mesmo um consultor de amamentação”, orienta.

VÍDEO

No Dia Mundial da Amamentação, a pediatra Dra. Naiane Mayer, do Espaço Cuidar do Plano São Camilo, reforça a importância do aleitamento materno, destacando b… | Autor: aRede.info

  

A pediatra reforça que, até os 6 meses de vida, o bebê deve receber somente leite materno, sem chás, sucos ou água. “O ideal é manter a amamentação até os dois anos de idade ou mais, complementando com outros alimentos a partir dos seis meses”, lembra.

Dra. Naiane destaca que as mães trabalhadoras têm direitos garantidos por lei. “Quem não tirou os 180 dias de licença-maternidade pode usufruir de duas pausas remuneradas de 30 minutos por dia para amamentar”, explica. Para quem precisa se ausentar, há alternativas seguras para manter o leite materno. “Não indicamos mamadeira para evitar confusão de bico. O leite pode ser oferecido no copinho ou colher dosadora. Se ordenhado e armazenado na geladeira, dura até 12 horas; no congelador, até 15 dias, sempre aquecendo em banho-maria”, orienta.

Não existe comprovação científica de que determinados alimentos causem cólica no bebê, mas a pediatra faz um alerta. “Evite ultraprocessados e o consumo excessivo de cafeína. Atividade física leve, com liberação médica, também é muito benéfica nesse período”, completa;

Para a Dra. Naiane, mais do que nutrir, amamentar é um ato de amor e cuidado que deve ser valorizado e incentivado. “O leite materno é o alimento mais perfeito que existe para o bebê. Não é um processo fácil para todas as mães, mas com apoio e orientação, é possível superar as dificuldades. Persistam, e busquem ajuda sempre que necessário”, conclui.

A pediatra atende no Espaço Cuidar do Plano São Camilo todas as sextas-feiras e está à disposição para orientar famílias sobre aleitamento materno e cuidados com a saúde infantil. Mais informações no @planosaocamilo.pontagrossa.


Compartilhe:

Veja também: