Nas primeiras horas desta sexta-feira (30) a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou um exercício operacional, com a finalidade de aprimorar técnicas e táticas de combate a crimes violentos contra o patrimônio, também conhecidos como “novo cangaço”. A ação, coordenada pelo Comando de Missões Especiais (CME) da corporação, ocorreu na cidade de Ponta Grossa e mobilizou um grande efetivo de policiais militares e outras autoridades.
O termo “novo cangaço” é utilizado para descrever uma modalidade de crime que tem como características principais o uso de violência e estratégias para ataques à instituições financeiras, como bancos e carros-fortes. Esse tipo de crime se assemelha ao “cangaço” histórico do início do século XX, onde grupos praticavam ações violentas contra a vida e o patrimônio no sertão nordestino.
O comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, falou sobre o exercício.
SONORA SIMULAÇÃO CANGAÇO (LP)
Na ação desta madrugada, a Polícia Militar do Paraná integrou efetivos do Comando de Missões Especiais (CME) e do 4º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM). Além disso, demais órgãos como o Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PCPR), Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e Guarda Civil Municipal (GCM) de Ponta Grossa também integraram a ação.
Com informações da PMPR