O reinado de Alex Poatan como campeão dos meio-pesados do UFC segue mais firme do que nunca! Neste sábado (5), o brasileiro foi surpreendido por Khalil Rountree no início, mas mostrou grande poder de reação e venceu por nocaute no quarto round na luta principal do UFC 307, disputado em Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos, mantendo o cinturão da categoria até 92,9 Kg.
O norte-americano começou bem melhor a luta e acertou vários ataques no brasileiro, que conseguiu defender bem, mas não demonstrava poder de reação. Com isso, Rountree levou a melhor nos dois primeiros rounds.
Na terceira parcial, o campeão “acordou” e conectou bons golpes, aproveitando que o adversário começou a demonstrar algum cansaço. Isso deu muita moral para Poatan, que liquidou o adversário no quarto assalto.
Depois de muito domínio, ele conseguiu nocautear Rountree faltando cerca de 1 minuto para o fim da parcial, levando os presentes no Delta Center á loucura.
Mantendo o título, Poatan é agora o campeão do UFC com três defesas de título bem-sucedidas no menor intervalo de tempo, deixando para trás a marca que pertencia a Ronda Rousey.
Entre o fim de 2013 e meados de 2014, ‘Rowdy’ enfileirou Miesha Tate, Sara McMann e Alexis Davis em um intervalo de 189 dias, se mantendo soberana na categoria feminina dos galos (61 kg). Já o brasileiro atingiu o mesmo feito em um período de tempo inferior: 175 dias. Nesse ano, além de Rountree, Alex nocauteou também Jamahal Hill, em abril, e Jiri Procházka, em junho.
A luta
Poatan começou a luta com um pisão frontal alto, que causou um breve desequilíbrio. Em resposta, Khalil soltou uma sequência de jab e direto. O desafiante oferecia perigo com seus diretos de esquerda na base de canhoto. Aos poucos, o brasileiro passou a minar as pernas do rival com chutes baixos. Rountree Jr, por sua vez, mostrava bastante agilidade em suas mãos. Parcial bastante equilibrada.
Na volta para o segundo round, Khalil seguiu agressivo com um boxe bastante afiado. Poatan, na resposta, conectou um cruzado de esquerda que balançou o desafiante. Na sequência, os atletas passaram a trocar jabs, sem muita efetividade. No minuto final, Rountree Jr esquivou e colocou um cruzado preciso, aplicando um ‘flahsdown’ em Alex. Logo após o susto, o brasileiro se reergueu e voltou a marchar para frente. Nos segundos finais, porém, o americano desferiu um chute alto potente, que explodiu na guarda do campeão.
Visivelmente mais ágil, Khalil seguiu levando a melhor no início do terceiro round. Na longa distância, Poatan respondeu com um chute alto perigoso. Para minar o gás de Alex, o desafiante passou a mirar também a linha de cintura. Mesmo com o perigo iminente, o campeão seguiu marchando para frente. Com uma joelhada bem conectada, Poatan cresceu de rendimento nos segundos finais.
Alex iniciou o quarto assalto com um belo jab limpo no rosto de Khalil. Com chutes baixos e outros jabs, o brasileiro balançou o rival, que viu seu rosto começar a sangrar. Acuado, o desafiante passou a andar para trás, enquanto o campeão acelerou o ritmo para tentar liquidar a fatura. Com o rosto ensanguentado, Rountree Jr se tornou presa fácil. No clinch, Poatan conectou joelhadas e, em seguida, vários cruzados. A sequência fez o americano desabar no solo, obrigando o árbitro a interromper o duelo.