Abel Ferreira estampou nesta segunda-feira (16) os principais portais esportivos de Portugal, mas não apenas pela goleada por 5 a 0 do Palmeiras diante do Criciúma. Uma resposta quente do treinador na entrevista coletiva sobre a escalão da equipe ganhou destaque na Europa.
O português foi questionado sobre a escalação de Maurício e Raphael Veiga juntos no time, e respondeu em tom mais ríspido.
“Sei que todos vocês [jornalistas] gostariam de estar sentados aqui no meu lugar. Eu entendo esse lado. Mas, mais uma vez eu vos digo: vocês têm que estudar, tem que tirar o curso (de treinador), e só depois podem sentar aqui e escolher os jogadores da equipe que vocês entendem que é a ideal”, disparou o Abel.
“Vocês têm o direito de fazer as perguntas que vocês acham que são legítimas, e eu também tenho direito de responder da forma que eu quiser. Opções de treinador (não escalar Veiga e Maurício juntos). Não justifico aos meus jogadores por que tiro, por que coloco, por que jogo com três, por que jogo com quatro. Não justifico por que o meu jogador foi expulso e eu fiz duas substituições na hora e mudei o sistema. Da mesma forma que te digo é que tem a ver com as minhas opções e o que eu idealizei que era o melhor para esse jogo”.
A declaração repercutiu nas versões online dos jornais A Bola e Record, de grande circulação em Portugal.
Reforço do Palmeiras nesta temporada, Maurício iniciou entre os titulares na partida contra o Criciúma, mas deu lugar a Vanderlan no segundo tempo. Já Raphael Veiga, que foi a campo na vaga de Felipe Anderson, marcou o 5º gol da equipe na goleada.
O resultado oi excelente para o time de Abel Ferreira, que foi aos 50 pontos e assumiu a vice-liderança da competição, deixando para trás o Fortaleza, que caiu para 3º com o empate do último sábado (14) com o Athletico-PR.
O Alviverde segue perseguindo o ponteiro Botafogo, que foi aos 53 pontos com a vitória da noite de sábado sobre o Corinthians, no Nílton Santos.
Já o Criciúma para nos 28 pontos e cai para o 15º posto, ficando apenas 3 pontos acima da zona do rebaixamento.