A polícia de Merseyside confirmou neste sábado (16) que prendeu um homem de 47 anos sob suspeita de crime de ordem pública com agravante racial. O incidente aconteceu em Anfield, na sexta, durante partida entre Liverpool e Bournemouth, que terminou com vitória dos Reds por 4 a 2.
A parida foi paralisada pelo árbitro Anthony Taylor durante o primeiro tempo após ofensas racistas a Antoine Semenyo, do Bournemouth, seguindo o protocolo da Premier League de combate à discriminação.
“Prendemos um homem após relatos de insultos racistas direcionados ao jogador do Bournemouth, Antoine Semenyo, durante a partida de sua equipe pela Premier League contra o Liverpool, em Anfield, na sexta-feira, 15 de agosto. A identidade do suspeito foi confirmada e ele foi retirado do campo após a denúncia”, relatou a polícia de Merseyside em comunicado.
“O homem foi preso hoje (sábado, 16 de agosto) sob suspeita de um crime de ordem pública com agravante racial. Ele foi detido para ser interrogado”.
Semenyo marcou duas vezes no segundo tempo após o incidente e ajudou o Bournemouth a se recuperar de uma desvantagem de dois gols, mas não conseguiu evitar a vitória da equipe da casa.
0:45
Liverpool x Bournemouth é paralisado após ofensas racistas de torcedor a Semenyo
Liverpool e Bornemouth se enfrentam em Anfield pela 1ª rodada da Premier League
Mais cedo, Semenyo agradeceu à “família do futebol” pelo apoio que recebeu.
“A noite de ontem em Anfield vai ficar comigo para sempre. Não por causa das palavras de uma pessoa, mas por causa da forma como toda a família do futebol se manteve unida.
Aos meus companheiros de equipe que me apoiaram naquele momento, aos jogadores e torcedores do Liverpool que mostraram o seu verdadeiro caráter, aos funcionários da Premier League que trataram disso profissionalmente – obrigado. O futebol mostrou o seu melhor lado quando era mais importante.
Ao marcar esses dois gols, senti como falar a única língua que realmente importa em campo. É por isso que eu jogo – por momentos como estes, pelos meus companheiros, por todos os que acreditam no que pode ser este belo jogo.
As mensagens esmagadoras de apoio de todo o mundo do futebol lembram-me porque adoro este esporte. Seguimos em frente, juntos”.
Por meio de seu perfil oficial após o incidente, a Premier League prometeu investigar o caso e diz que vai oferecer “total apoio ao jogador e a ambos os clubes.”
“O racismo não tem lugar no nosso esporte, nem em qualquer outro lugar da sociedade”, continua o comunicado.
“Continuaremos a trabalhar com as partes interessadas e autoridades para garantir que nossos estádios sejam um ambiente inclusivo e acolhedor para todos”, promete a Premier League.
Confira a nota na íntegra
A partida desta noite entre o Liverpool Football Club e o AFC Bournemouth foi temporariamente interrompida no primeiro tempo após um relato de abuso discriminatório vindo da torcida, direcionado ao jogador do Bournemouth, Antoine Semenyo. Isso está de acordo com o protocolo de combate à discriminação em campo da Premier League.
O incidente ocorrido em Anfield será agora investigado completamente. Oferecemos nosso total apoio ao jogador e a ambos os clubes. O racismo não tem lugar no nosso esporte, nem em qualquer outro lugar da sociedade.
Continuaremos a trabalhar com as partes interessadas e autoridades para garantir que nossos estádios sejam um ambiente inclusivo e acolhedor para todos.