Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

polícia reforça segurança na Praça dos Três Poderes

Medidas de segurança mais rigorosas foram adotadas nas imediações da Praça dos Três Poderes, em Brasília, devido à motociata programada para esta terça-feira, 29, com participação confirmada do ex-presidente Jair Bolsonaro. O Partido Liberal (PL) convocou apoiadores para o ato, marcado para começar às 15h, na Granja do Torto.

O trajeto dos motociclistas prevê saída da área externa do Brasília Capital Moto Week, com passagem pelo Eixo Norte até a Rodoviária, contorno do Eixão Norte e retorno à Granja do Torto. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), haverá bloqueios nas vias N1 e S1 e na alça Leste, a partir do Museu da República.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Apesar de não haver previsão de passagem pelo entorno do Supremo Tribunal Federal (STF), o esquema de policiamento próximo ao edifício será ampliado, com o apoio de policiais judiciais. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que os atos terão monitoramento para garantir o respeito aos limites constitucionais e evitar riscos ao STF.

Desde o último sábado, 26, a Praça dos Três Poderes está cercada por grades, medida adotada depois que deputados montaram acampamento no local para protestar pacificamente contra as medidas cautelares impostas a Jair Bolsonaro, inclusive o uso de tornozeleira eletrônica. O local foi parcialmente reaberto ao público no dia seguinte.

O ministro do STF Alexandre de Moraes declarou que o isolamento da Praça dos Três Poderes busca prevenir incidentes semelhantes aos do 8 de janeiro. Na ocasião, prédios públicos foram invadidos e depredados durante as manifestações.

Nas redes sociais, o PL confirmou a presença de Jair Bolsonaro na motociata. Parlamentares aliados, como a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), também estarão presentes.

Bolsonaro participa da motociata em Campo Grande (MS) – 30/06/2022 | Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Motociatas são tradição para Jair Bolsonaro

As motociatas tornaram-se frequentes entre apoiadores de Bolsonaro, que organizava encontros semelhantes em diferentes regiões do Brasil para mostrar apoio político.

Atualmente, o ex-presidente só pode participar de eventos sob condições restritivas. Por decisão do STF, Bolsonaro deve cumprir recolhimento domiciliar noturno das 19h às 6h nos dias úteis e permanecer em casa durante todo o fim de semana.


Compartilhe:

Veja também: