Medidas de segurança mais rigorosas foram adotadas nas imediações da Praça dos Três Poderes, em Brasília, devido à motociata programada para esta terça-feira, 29, com participação confirmada do ex-presidente Jair Bolsonaro. O Partido Liberal (PL) convocou apoiadores para o ato, marcado para começar às 15h, na Granja do Torto.
O trajeto dos motociclistas prevê saída da área externa do Brasília Capital Moto Week, com passagem pelo Eixo Norte até a Rodoviária, contorno do Eixão Norte e retorno à Granja do Torto. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), haverá bloqueios nas vias N1 e S1 e na alça Leste, a partir do Museu da República.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Apesar de não haver previsão de passagem pelo entorno do Supremo Tribunal Federal (STF), o esquema de policiamento próximo ao edifício será ampliado, com o apoio de policiais judiciais. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que os atos terão monitoramento para garantir o respeito aos limites constitucionais e evitar riscos ao STF.
Desde o último sábado, 26, a Praça dos Três Poderes está cercada por grades, medida adotada depois que deputados montaram acampamento no local para protestar pacificamente contra as medidas cautelares impostas a Jair Bolsonaro, inclusive o uso de tornozeleira eletrônica. O local foi parcialmente reaberto ao público no dia seguinte.
O ministro do STF Alexandre de Moraes declarou que o isolamento da Praça dos Três Poderes busca prevenir incidentes semelhantes aos do 8 de janeiro. Na ocasião, prédios públicos foram invadidos e depredados durante as manifestações.
Nas redes sociais, o PL confirmou a presença de Jair Bolsonaro na motociata. Parlamentares aliados, como a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), também estarão presentes.


Motociatas são tradição para Jair Bolsonaro
As motociatas tornaram-se frequentes entre apoiadores de Bolsonaro, que organizava encontros semelhantes em diferentes regiões do Brasil para mostrar apoio político.
Atualmente, o ex-presidente só pode participar de eventos sob condições restritivas. Por decisão do STF, Bolsonaro deve cumprir recolhimento domiciliar noturno das 19h às 6h nos dias úteis e permanecer em casa durante todo o fim de semana.