A Polônia tentará sediar os Jogos Olímpicos em 2040 ou 2044, disse o primeiro-ministro Donald Tusk nesta sexta-feira (16). O premiê falou que ainda não estava claro se a meta é realista, mas contou que acredita que poder fazer muito para que isso aconteça.
“Levando em conta as decisões preliminares e a declaração do Comitê Olímpico Internacional, podemos falar sobre 2040 ou 2044″, disse Tusk aos repórteres em uma entrevista coletiva sobre a modernização dos estádios de futebol.
A Polônia e a Ucrânia foram co-anfitriãs da Eurocopa de 2012 e, no verão passado, sediaram os Jogos Europeus Multiesportivos, mas nunca sediaram os Jogos Olímpicos. O antigo governo polonês havia dito que concorreria para realizar a Olimpíada no verão de 2036.
Los Angeles sediará os Jogos Olímpicos de 2028 e Brisbane, na Austrália, está se preparando para sediar a Olimpíada de 2032. O Egito também disse que concorrerá para sediar a Olimpíada em 2036 ou 2040.
A disposição de potenciais nações anfitriãs de assumir o evento ficou em dúvida após perguntas sobre escândalos, custos e legado. Os Jogos de Tóquio 2020 foram em grande parte sem espectadores por causa da Covid-19. Mas a Olimpíada de Paris foi celebrada por rejuvenescer a marca olímpica.
Edição de Barbara Lewis
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: