
(Foto: Divulgação/PMPG)
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, celebra a inclusão do município na Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI Brasil), lançada na semana passada, durante o Salão Nacional de Turismo, em Brasília. O reconhecimento reforça a posição da cidade como referência em inovação, planejamento e desenvolvimento sustentável do setor.
De acordo com o Ministério do Turismo, apenas 28 cidades de todo o Brasil foram escolhidas para participar do processo de construção da Rede DTI Brasil. No Paraná, somente três destinos receberam o reconhecimento: Ponta Grossa, Curitiba e Foz do Iguaçu. A participação na Rede garante maior visibilidade nacional e internacional, além de oportunidades de qualificação e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor.
O ingresso de Ponta Grossa no projeto teve início em 2023, quando o município aderiu à Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes Brasil. Desde então, a cidade tem se destacado pelas ações estruturadas para consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. O Plano Municipal de Turismo e o Plano de Transformação, construídos com apoio do Ministério do Turismo e do Instituto Ciudades del Futuro, reforçam esse compromisso.
O secretário municipal de Turismo, Paulo Stachowiak, destacou a importância da conquista para o município. “Estar entre os 28 destinos selecionados em todo o Brasil para integrar a Rede DTI é motivo de muito orgulho para Ponta Grossa. Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, apostando em inovação, tecnologia e sustentabilidade como pilares do desenvolvimento turístico. Mais do que visibilidade, essa conquista representa novas oportunidades para o setor e para toda a população, que se beneficia do fortalecimento da nossa economia e da valorização da nossa identidade cultural”, celebrou.