COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio do Vale dos Trilhos – Ecossistema de Inovação, conquistou nesta quarta-feira (24) o Selo Ouro CSC: Ecossistemas de Inovação 2025, no âmbito do Prêmio Connected Smart Cities. O reconhecimento é inédito para o município e coloca Ponta Grossa entre as cidades brasileiras que mais avançam em inovação, transformação digital e desenvolvimento sustentável.
A certificação avalia o engajamento dos municípios em cinco dimensões estratégicas: Governança e Gestão, Sustentabilidade, Transformação Digital, Desenvolvimento Econômico e Inclusão, e Participação Social. O anúncio oficial ocorreu durante a programação do Connected Smart Cities, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.
A prefeita Elizabeth Schmidt destacou o significado da conquista. “Esse selo ouro é o reconhecimento de um trabalho coletivo, que une poder público, universidades, empresas e sociedade civil em torno de um mesmo propósito: transformar Ponta Grossa em uma cidade cada vez mais moderna, sustentável e inclusiva. O Vale dos Trilhos é a prova de que inovação se faz com coragem, parcerias e visão de futuro”, afirmou.
Pactuado em 2021 e, posteriormente, instituído por Lei Municipal, o Vale dos Trilhos vem se consolidando como motor do desenvolvimento inovador da cidade. O ecossistema conecta instituições de ensino, empresas, startups, governo e a sociedade civil em um ambiente de cooperação que gera novas ideias, projetos e negócios.
O ecossistema se fortalece pela articulação permanente. “É um ambiente onde cada instituição ou empresa chama outras para somar esforços. Isso cria parcerias, fomenta processos inovadores e fortalece a cidade como um todo”, explica a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani.
O Vale dos Trilhos trabalha a partir de seis eixos norteadores: comunidade participativa e gestão democrática; democratização tecnológica e inclusão digital; educação e empreendedorismo; fomento e desenvolvimento; integração e cooperação; simplificação e desburocratização.
É por meio do Vale dos Trilhos, por exemplo, que Ponta Grossa tem iniciativas como a Muralha Digital, na Segurança Pública, e English for Kids, Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) e Sinapses Criativas, na Educação. Também há ações como o Governo sem Papel, na Administração, e os processos que desburocratizam serviços para a população.
Reconhecimento nacional
Para a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, o Selo CSC reafirma a posição de protagonismo que Ponta Grossa vem conquistando no cenário nacional. “Cada reconhecimento como este confirma que a cidade está no caminho certo. O Vale dos Trilhos não é apenas um projeto, mas um movimento que transforma políticas públicas em resultados concretos para a população. Esse Selo amplia nossas oportunidades de atrair investimentos, fortalecer parcerias e consolidar Ponta Grossa como referência em inovação”, destacou.
A conquista do Selo CSC pelo Vale dos Trilhos vem um dia após a cidade de Ponta Grossa subir 19 posições no Ranking da Connected Smart Cities. A cidade passou da 46ª para a 27ª posição entre as cidades mais inteligentes do país e aparece pela primeira vez no Top 10 da Região Sul, evidenciando como uma cidade comprometida com o futuro, alinhada às diretrizes de sustentabilidade, inclusão e transformação digital.