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Ponta Grossa se aproxima de R$ 1 bilhão destinados à pavimentação

Investimentos de gestão de Elizabeth Schmidt (União) se aproximam de R$ 1 bilhão –

Ponta Grossa deve chegar a marca de R$ 1 bilhão em investimentos para pavimentação em todo o município. A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) tem executado aquele que é considerado o maior programa de pavimentação da história do município, com mais de R$ 650 milhões em investimentos diretos nos últimos quatro anos. A meta é ambiciosa: atingir 100% das vias urbanas asfaltadas até o fim da gestão da prefeita Elizabeth Schmidt (União), consolidando um novo desenho de infraestrutura e mobilidade para a cidade.

Com o início da gestão de Elizabeth, em 2021, a prefeita afirma que buscou mudar a estratégia no investimento da infraestrutura da cidade. “Durante décadas a pavimentação das ruas de nossos bairros foi tratada como se fosse um item de luxo, algo somente para privilegiados e feito sem planejamento. E nós entendemos justamente o contrário, que a galeria pluvial, o asfalto e uma rua bem cuidada representam uma infraestrutura básica, que deve chegar na frente da casa de todos os ponta-grossenses, sem exceção”, afirmou à Redação do Portal aRede/Jornal da Manhã. 

Prefeita Elizabeth Schmidt (União) diz que, desde o início de sua gestão, pavimentar o município é prioridade

Prefeita Elizabeth Schmidt (União) diz que, desde o início de sua gestão, pavimentar o município é prioridade |  Foto: Arquivo/aRede.

 

Segundo a administração municipal, os recursos têm origem em diferentes fontes, desde financiamentos federais e estaduais, como o programa Asfalto Novo, Vida Nova, até convênios com a Itaipu Binacional, com articulação do deputado federal Aliel Machado (PV), o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Atualmente, os investimentos em infraestrutura na cidade superam a marca de R$ 650 milhões, com mais R$ 250 milhões anunciados pela prefeita na última quinta-feira (16), e outros R$ 100 milhões do Estado, articulados entre o governador Ratinho Junior (PSD) e os deputados estaduais Mabel Canto (PP) e Marcelo Rangel (PSD), também destinados para 2026.

OBRAS – As licitações contemplam intervenções completas, com drenagem, pavimentação, calçadas e meio-fio, seguindo padrões técnicos exigidos pela engenharia. O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, explica que, no início da gestão de Elizabeth, em 2021, Ponta Grossa ainda possuía 381 km sem pavimentação. “O ano de 2022 marcou o início das grandes obras, com os primeiros projetos sendo concluídos e a licitação dos primeiros R$ 100 milhões, viabilizados através do programa Finisa 3, evidenciando o esforço municipal em buscar soluções financeiras robustas”.

Secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko compartilha

Secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko compartilha |  Foto: Arquivo/aRede.

 

Quatro anos após o início da gestão de Elizabeth, Ponta Grossa chega a 2025 com 1.408 km de vias asfaltadas ou em obras, restando aproximadamente 137 km de vias para chegar a 100%. Mais recentemente, com o anúncio de R$ 100 milhões em obras do programa do Estado, 23 comunidades devem receber asfalto. As vilas atendidas serão Leila Maria, Santa Lúcia, Mezomo, Vilela, Santa Tereza, São Gabriel, Santa Luzia, Vila Dayse, Vila Liane, Parque dos Sabiás, Vila Neri, São Marcos, Jardim Carvalho II, Palmeirinha, São Cristóvão, São Vicente de Paulo, Vila Odete, Madureira, Vicentina, Vila Hoffman, Parque dos Pinheiros e Jardim Ponta-grossense.

Dados da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) revelam investimentos desde início da gestão de Elizabeth Schmidt (União).

Dados da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) revelam investimentos desde início da gestão de Elizabeth Schmidt (União). |  Foto: Arte/Geverson Cunha/Grupo aRede.

  

ÁREA RURAL – O plano de pavimentação da Prefeitura não se limita ao perímetro urbano. A gestão anunciou que áreas rurais e isoladas, como a região do Alagados, também receberão obras de infraestrutura. Além disso, para as áreas remanescentes, a Secretaria afirma já possuir cerca de 60 km projetados, e adicionalmente, os outros 80 km que ainda faltam para alcançar a meta já estão em fase de elaboração. “Estamos desenvolvendo projetos que totalizam aproximadamente R$ 250 milhões, abrangendo tanto a conclusão do programa de 100% de pavimentação quanto outras obras estruturantes essenciais para o desenvolvimento de Ponta Grossa”, conta o secretário.

AVANÇO LOGÍSTICO – Com o ritmo acelerado das obras, a Prefeitura projeta um avanço histórico na mobilidade e na valorização imobiliária dos bairros contemplados. Elizabeth afirma que o impacto reflete diretamente na qualidade de vida dos ponta-grossenses. “É para isso que nós estamos trabalhando todos os dias, levantando os dados, fazendo os projetos, buscando os recursos e executando as obras, visando melhorar a qualidade de vida em nossa cidade e levar dignidade a todos os bairros”, diz.

Guto Silva, secretário de Cidades do Paraná, diz que investimento em infraestrutura reflete em qualidade de vida

Guto Silva, secretário de Cidades do Paraná, diz que investimento em infraestrutura reflete em qualidade de vida |  Foto: Reprodução.

 

Para Guto Silva, secretário das Cidades do Estado do Paraná, além do claro desenvolvimento logístico que Ponta Grossa têm acelerado, uma das prioridades que devem ser atendidas com o avanço de crescimento na cidade é a qualidade de vida dos moradores, tanto de regiões antigas quanto mais recentes. “O Governo do Estado enxerga a região dos Campos Gerais em posição diferenciada, exigindo outro patamar de investimento: a logística e a infraestrutura são essenciais não apenas para nossa produção agrícola e industrial, mas também para a qualidade de vida da população”.

Para o secretário de Estado, o aporte disponibilizado pelo Secid é estratégico para o fomento da valorização de moradia no município. “O investimento da pasta das Cidades em pavimentação urbana e em habitação popular mostra nosso compromisso com a melhoria contínua da qualidade de vida em Ponta Grossa”, diz Silva.

Asfalto valoriza imóveis e impulsiona o crescimento de PG

Programa de pavimentação transforma a paisagem urbana, valoriza imóveis e fortalece a mobilização comunitária

A pavimentação de ruas em Ponta Grossa tem sido um dos principais vetores de transformação urbana e social do município. Além de melhorar a mobilidade e o acesso a serviços públicos, o programa de pavimentação do município tem valorizado o território para investimentos, reativado obras paradas e fortalecido a qualidade de vida nas comunidades ponta-grossenses.

DIGNIDADE E QUALIDADE DE VIDA – Nas comunidades e vilas de Ponta Grossa, o asfalto tem  também um papel simbólico de reconhecimento que todos os bairros fazem parte do desenvolvimento da cidade. No bairro Borsato, o líder comunitário Alexi Hajer lembra que parte da região esperava há quase 40 anos pela pavimentação. O projeto atualmente em licitação prevê obras em oito ruas, o que deixará o bairro completamente asfaltado. “É uma espera de décadas, sempre foi um sonho a gente ter pavimentação na frente de casa. Só quem não tem pavimentação na frente da sua residência sabe o quão difícil é”, afirma Hajer.

Alexi Hajer é representante do Borsato, e contribuiu na reivindicação de pavimentação para todo o bairro

Alexi Hajer é representante do Borsato, e contribuiu na reivindicação de pavimentação para todo o bairro |  Foto: Reprodução.

  

De acordo com o morador do núcleo, a pavimentação é um grande benefício para os moradores, trazendo mais segurança e conforto na qualidade de vida. “Isso é acessibilidade. Teremos asfalto ao redor do colégio, o que vai melhorar a mobilidade na entrada e saída dos alunos. Também serão feitas obras em frente ao posto de saúde, o que significa mais dignidade”, diz Hajer.

Em áreas como o Ouro Verde, o avanço também está ligado à organização das comunidades, que tiveram seus pedidos atendidos pela gestão executiva da cidade. Lyli Gonçalves, coordenadora da Central Única das Favelas (Cufa) afirma que a região passa por obras de pavimentação desde a última gestão de Wosgrau, entre 2005 e 2012, e somente agora todo o bairro será pavimentado.

Por outro lado, no bairro Cará-Cará, a professora aposentada Dalmi da Silva, de 60 anos, ainda espera a pavimentação de sua rua. Ela mora a poucos metros de grandes indústrias da cidade, mas ainda espera que os investimentos em infraestrutura cheguem até a sua residência. “Minha família já morava aqui, neste mesmo endereço, rua Cesna, e há mais de 60 anos estamos sem pavimentação. Entra poeira e lama nas casas, e o máximo que vi foram tapa-buracos. Asfalto, propriamente dito, não”, conta.

Imagens mostram avanço de obras na Vila Borato

Imagens mostram avanço de obras na Vila Borato |  Foto: Reprodução/PMPG.

IMPACTO ECONÔMICO – O setor produtivo também sente os reflexos. O diretor de Urbanismo da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Fabiano Gravena, explica que a pavimentação estimula o investimento privado. “A pavimentação é um requisito para crédito e financiamento imobiliário. Quando a rua é asfaltada com base, drenagem e calçada, o investimento se torna seguro e sustentável. Obras bem executadas geram economia de manutenção e valorizam todo o entorno”, afirma Gravena. Ele ressalta, porém, que a expansão deve vir acompanhada de planejamento. “Asfaltar 100% da cidade é um passo importante, mas é preciso pensar no segundo estágio: criar anéis viários, duplicar, ampliar e integrar ruas. 

SETOR PRIVADO – O vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios em Ponta Grossa, Carlos Ribas Tavarnaro, destaca o impacto direto na valorização dos imóveis. “Depois de água, esgoto e energia, o asfalto é o fator que mais melhora a qualidade de vida e valoriza o imóvel. Em terrenos nus essa valorização pode chegar a 2x o valor do imóvel antes da melhoria”, explica.

Carlos Tavarnaro, vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios, afirma que setor imobiliário é valorizado com investimentos na infraestrutura

Carlos Tavarnaro, vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios, afirma que setor imobiliário é valorizado com investimentos na infraestrutura |  Foto: Reprodução.

 

Tavarnaro também é um dos responsáveis pelo novo megaempreendimento Pátio São Vicente, localizado entre Uvaranas e o Cará-Cará. “Quando essas obras acontecem em vilas inteiras ou regiões maiores, a valorização dos imóveis atingidos é mais significativa, pois cria viabilidade para investimentos maiores. Em um primeiro momento percebemos a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nas áreas contempladas, e consequentemente o início da valorização imobiliária”, diz.

Antônio Carlos de Sá, empresário e investidor do Pátio São Vicente, ressalta que a cidade está vivendo um momento singular de desenvolvimento e, portanto, os avanços em infraestrutura são um atrativo para novos investimentos. “A cidade demonstra uma velocidade de expansão superior à de outras cidades paranaenses de porte semelhante, o que atrai novidades do setor imobiliário, tanto comercial quanto residencial. Acreditamos firmemente neste potencial, e as premissas que fundamentam nosso investimento estão alinhadas com a projeção de crescimento da cidade para os próximos cinco a dez anos”.

Antônio Carlos de Sá é investidor de megaempreendimento entre Cará-Cará e Uvaranas. Empresário reforça que Ponta Grossa é atrativa para novos investimentos

Antônio Carlos de Sá é investidor de megaempreendimento entre Cará-Cará e Uvaranas. Empresário reforça que Ponta Grossa é atrativa para novos investimentos |  Foto: Reprodução.

 

Portanto, os investimentos recentes em pavimentação e outros aspectos de infraestrutura em Ponta Grossa têm refletido em potenciais sociais e econômicos a longo prazo para o município. Com um aporte que se aproxima do R$ 1 bilhão, a gestão de Elizabeth Schmidt (União) segue com a ambição em concluir 100% da pavimentação em Ponta Grossa, o que deve dar sequência a outros novos investimentos públicos e privados para o desenvolvimento da cidade.


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