Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

População de Ponta Grossa une esforços para se recuperar de estragos do temporal

Várias equipes da Prefeitura se mobilizam para ajudar à comunidade afetada –

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) mobilizou diversas equipes para atendimento da população afetada pelas chuvas registradas nas últimas horas. Mais de 1520 famílias, ou aproximadamente 5 mil ponta-grossenses, foram atendidas por servidores do Poder Executivo, que empregou agentes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência de Trânsito, e do Corpo de Bombeiros que realizaram a distribuição de lonas em três pontos da cidade – Sede do 2º Grupamento de Bombeiros, Base Uvaranas do Corpo de Bombeiros e Ginásio Poliesportivo do Santa Mônica. A situação também mobilizou equipes da Fundação de Assistência Social (FASPG) e das Secretarias da Família, Meio Ambiente e de Serviços Públicos.

Segundo a prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (União), o Município segue com as equipes em ação nesta terça-feira (25). “O temporal de ontem trouxe grandes impactos para a nossa cidade, mas graças ao esforço conjunto e à agilidade das nossas equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, conseguimos dar suporte para as famílias que foram de alguma forma atingidas pelo granizo e pelas fortes chuvas. Agora, nosso trabalho é de levantamento dos danos, de reconstrução e de acompanhamento das famílias afetadas, uma ação que está mobilizando diversos agentes e que deve seguir pelos próximos dias”, declara a prefeita, que também destaca a importância da parceria com o governo do Paraná neste momento.

GALERIA DE FOTOS

 

“Além do apoio às famílias, também temos equipes atuando no recebimento das doações encaminhadas pela Defesa Civil do Paraná e que incluem telhas e colchões, materiais essenciais para nós neste momento”, completa.

De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), Guilherme Rangel, o Município trabalha em diversas frentes para articular o suporte à comunidade de forma mais eficiente possível. “Nossos agentes estão desde ontem dando suporte à comunidade. O momento agora é de articulação para que possamos realizar o maior número de atendimentos de forma ágil e eficiente. Por isso, estamos mobilizados em diversas frentes, com cada secretaria fazendo o seu melhor para que possamos superar essa situação o mais rápido possível”, explica.

DEFESA CIVIL E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Atualmente, a Prefeitura de Ponta Grossa realiza os procedimentos para o levantamento de danos e atendimento das famílias atingidas pelo temporal, sendo necessário o cadastro junto aos órgãos do Município para direcionamento das demandas, sendo:

A Defesa Civil está realizando o cadastro das famílias que necessitam de telhas de fibrocimento para a realização de reparos nos telhados atingidos pelo granizo. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo telefone (42) 3220-1030.

GALERIA DE FOTOS

  • População de Ponta Grossa une esforços para se recuperar de estragos do temporal
  • População de Ponta Grossa une esforços para se recuperar de estragos do temporal

 

Na área da assistência social, a Prefeitura está com equipes mobilizadas para atender as famílias afetadas pelo temporal. Mediante cadastro, a FASPG está distribuindo colchões, kits de atendimento e outros itens essenciais.

Para garantir um atendimento mais ágil, três pontos estão funcionando para cadastro e suporte às famílias: o Ginásio de Esportes do Santa Mônica, o Residencial Andorinhas e a sede da FASPG (fundos do Cemitério Municipal). Além disso, os CRAS dos bairros também estão acolhendo as demandas e repassando as informações às equipes de assistência, assegurando que nenhuma família fique sem atendimento.

O telefone de contato da Fundação de Assistência Social é o (42) 3220-1065. Entretanto, as linhas podem estar ocupadas por conta da alta demanda.

SAÚDE E EDUCAÇÃO

Em relação ao atendimento nas Unidades de Saúde, todas estão em funcionamento normal nesta terça-feira (25); no entanto, por conta do remanejamento de alguns profissionais, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que algumas consultas médicas e procedimentos foram reagendados. Alguns danos foram verificados no telhado das UBS Abrahão Federmann e Silas Salem, o que atrasou o início das atividades nestes dois locais em uma hora.

Na área da educação, a Escola Municipal Aldo Bonde e o CMEI Celina Correia tiveram suas salas de aula afetadas e, por conta disso, todas as atividades foram dispensadas nesta terça; em ambos os locais, equipes da Secretaria da Educação já realizam os reparos necessários para a retomada do atendimento aos alunos o mais rápido possível.

Com informações: Assessoria de Imprensa.


Compartilhe:

Veja também: