Carlos Miguel é o novo goleiro do Palmeiras. Anunciado como reforço na terça-feira (19), ele retorna ao Brasil com contrato até julho de 2030 e tendo custado o equivalente a R$ 35 milhões, depois de passagem pelo Corinthians e sem ter conseguido brilhar pelo Nottingham Forest, da Inglaterra.
O jogador deixou o clube alvinegro rumo à Premier League em julho de 2024, depois de ter assumido a titularidade que foi por anos de Cássio no rival. Carlos Miguel passou três anos no Corinthians e fez 25 partidas, saindo em momento de destaque, o que cercou de expectativa sua ida à Europa.
O brasileiro Guilherme Orsi, dono da página Nottingham Forest Brasil, contou sobre a opinião da torcida. “Todo mundo queria ver. Tinha muita gente comentando que era um jogador muito alto (2,04 m), muita gente estava curiosa para vê-lo no jogo rasteiro”. O clube também estava empolgado com a nova contratação, pois estavam contratando um goleiro jovem, na época aos 25 anos, com muito potencial.
A realidade, contudo, se mostrou diferente, como admitiu o torcedor, que faz parte da comunidade de fãs desde 2011: “Não é alguém que vai ficar na história do clube, não é alguém que ajudou o clube muito. Então ok, ele saiu. Obrigado pelo serviço, mas não é um cara que vai ser lembrado”.
Por que o goleiro ficou tão pouco tempo na Inglaterra? A ESPN conversou com especialistas no clube inglês, e a resposta foi sempre a mesma: a titularidade incontestável de Matz Sels.
O arqueiro belga foi indicado, por exemplo, ao Troféu Yashin de melhor goleiro pela revista France Football, entrou para a Seleção da Torcida da Premier League 2024/25, além de ter sido o goleiro com mais jogos sem sofrer gols do campeonato (13, junto com David Raya do Arsenal).
Tanto Guilherme Orsi, quanto Dan Watts, que administra o perfil “Talk Forest TV”, avaliaram que Carlos Miguel já chegou para ser reserva. “A gente já sabia que ele iria esperar uma brecha para poder jogar, mas o Sels não deu brecha”, explicou o brasileiro. O goleiro deixou a Inglaterra com apenas três jogos.
Outro fator que os dois fãs apontaram foi a impressão inicial deixada contra o Newcastle, logo na estreia dele pelo Forest. Ele levou um gol com 21 segundos de jogo pela 2ª fase da Copa da Liga Inglesa, torneio no qual ele normalmente teria chance de ser titular. O jogo terminou em 1 a 1, e os Magpies passaram nos pênaltis – Carlos Miguel defendeu uma cobrança, mas não evitou a eliminação,
Na Copa da Inglaterra, Carlos Miguel teve chance em partida contra o Exeter City da terceira divisão, mas acabou falhando em um dos gols sofridos por sua equipe. Depois, ainda precisou ser substituído por dores na coxa, ficando no departamento médico por quase um mês após o jogo.
Para Dan Watts, isso contribuiu para que o técnico Nuno Espírito Santo perdesse confiança no goleiro. “Nuno apenas não quis usá-lo. Porém, se eu fosse o treinador, eu teria colocado ele para jogar muito mais.”
O jornalista Paul Taylor, do The Athletic, que cobre o dia a dia do Forest, também falou sobre a percepção do técnico a respeito do goleiro, e como isso afetou a permanência dele para a temporada 2025/26.
“Pela primeira vez em 30 anos, o Forest vai jogar uma competição europeia. Eles precisam ter um elenco que esteja 100% pronto para jogar se Nuno Espírito Santo decidir que quer rodar o time e dar um descanso para Matz Sels.”
É justamente por isso que o setorista apostou que um goleiro reserva seria contratado, mesmo em caso de permanência de Carlos Miguel. “As oportunidades dele seriam ainda mais limitadas. [Ir para o Palmeiras] provavelmente foi a melhor coisa para ele.”
“É um bom negócio para todo mundo. Todos se beneficiam”, continuou Taylor. “Ele era querido e não fazia confusão por não estar jogando. Eu acredito que o clube ainda vê Carlos como um jogador com um potencial decente e que pode jogar em alto nível no futuro. Tem mais a ver com o que eles precisam no momento, que é um goleiro que desafie Sels.”
No Palmeiras, Carlos Miguel vai lidar com a concorrência de Weverton, titular da posição, e Marcelo Lomba, que tem contrato até o final de 2025 e não deve renovar. O clube ainda conta com Aranha, formado na base.