A passagem de Keylor Navas pelo futebol argentino durou pouco — e terminou cercada de polêmica. Contratado com status de estrela pelo Newell’s Old Boys no início do ano, o ex-goleiro de Real Madrid e Paris Saint-Germain fez apenas 16 partidas e agora já está no Pumas, do México, deixando para trás críticas da torcida, vaias e acusações de falta de comprometimento.
A forma como Navas conduziu sua transferência gerou enorme insatisfação no Newell’s. Embora o clube argentino vá receber cerca de 2 milhões de dólares (R$ 11 milhões) na negociação, a saída repentina do goleiro de 38 anos provocou desgaste nos bastidores. Em nota oficial, o time indicou que a decisão de liberá-lo foi tomada para preservar o projeto coletivo da equipe.
“Para alcançar nossos objetivos, é essencial que todos estejam alinhados e priorizem o grupo acima dos interesses individuais”, escreveu o clube, em comunicado nas redes sociais.
O descontentamento também tomou conta da torcida. Na rede social X, torcedores passaram a chamar o costa-riquenho de “traidor”, “pouco profissional” e “ingrato”. Durante seus últimos tempos na Argentina, o clima já era de ruptura: Navas ficou fora das duas primeiras rodadas do Torneio Clausura — alegou problemas estomacais em uma e pediu para não atuar em outra, mesmo tendo ido a campo para o aquecimento. Chegou a ser vaiado por um torcedor, que o acusou de “abandonar o time”.
No México, a recepção foi completamente diferente. E a “Keylormania” tomou conta do Pumas: Navas foi apresentado na última sexta-feira (25) e, poucas horas depois, já fez sua estreia, com vitória por 2 a 0 sobre o Querétaro.