A Noruega terá mais uma missão na busca por uma vaga na Copa do Mundo nesta terça-feira (6), às 15h45 (de Brasília), quando enfrenta a Moldávia com transmissão ao vivo no Disney+. No comando do ataque, a equipe terá uma “cara nova” – só que não da forma como você pode estar imaginando.
Grande nome de sua geração no país, Erling Haaland se tornou conhecido no futebol mundial com o seu sobrenome sendo sempre citado em seus gols e atuações no Manchester City. Foi assim também no Borussia Dortmund e em outros times que defendeu.
A partir de agora, porém, o camisa 9 decidiu que usará os dois sobrenomes quando defender a seleção: Braut Haaland.
O motivo não é tão inusitado. No país, é uma tradição que os atletas utilizem os nomes de pai e mãe nos uniformes. Nas redes sociais, o atacante sempre se apresentou com o nome completo, inclusive.
O já conhecido ‘Haaland’ vem de seu pai, o ex-jogador Alf Inge Haaland, enquanto o ‘Braut’ tem como origem sua mãe Gry Marita Braut, ex-heptatleta norueguesa.
A tendência é que a estreia do “novo uniforme” do centroavante ocorra justamente no duelo contra a Moldávia. Os noruegueses, que não disputam um Mundial desde 1998, lideram o grupo I das eliminatórias europeias com 12 pontos em quatro partidas.