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Por que punição a Piastri tirou vitória ‘garantida’ no GP da Grã-Bretanha de F1

Oscar Piastri caminhava para sua sexta vitória na temporada de 2025 da Fórmula 1 ao ultrapassar Max Verstappen na nona volta do GP da Grã-Bretanha deste domingo (6) e abrir vantagem sobre todos os pilotos do grid. Ele, porém, caiu para a segunda colocação em seu segundo pit stop. O motivo? Uma punição por infrigir regras durante o carro de segurança.

Pouco depois de assumir a liderança em cima do tetracampeão, a direção de prova acionou um safety car por Silverstone estar sendo ‘castigada’ por uma forte chuva. E quando a prova estava perto de ser retomada, o australiano freou bruscamente, fez com que o holandês da Red Bull o ultrapassasse sem querer e, com isso, foi penalizado.

O piloto que está à frente do pelotão é o que dita o reinício da corrida ao fim de um regime de carro de segurança. Quando a bandeira verde é agitada, o ponteiro decide a hora de acelerar. Nesse momento, há muitos ‘jogos psicológicos’ tanto entre o líder quando o que vem atrás, com desacelerações e mudanças de direção.

Apesar de estar no ‘controle’ da retomada, o competidor não pode fazer ‘brake tests’ – freadas bruscas que obriguem o rival que está atrás a desviar e colocar-se em posição de risco. Ao analisar a telemetria, a direção de prova considerou que o australiano foi imprudente e reduziu demais antes de apertar o ritmo novamente.

Nesse momento, Verstappen acabou o ultrapassando sem querer, algo proibido durante o safety car e que poderia trazer problemas ao holandês. O tetracampeão, no entanto, não fez de maneira deliberada e, por notar que o australiano fez a freada brusca, a FIA o puniu em dez segundos.

A decisão foi publicada pela federação em seu site oficial, com a penalidade sendo baseada em diretrizes do Regulamento Desportivo. “O carro 81 freou bruscamente (59,2 psi de pressão de freio) e reduziu a velocidade no meio da reta entre as curvas 14 e 15, de 218 km/h para 52 km/h, resultando na necessidade de o carro 1 tomar uma atitude evasiva para evitar uma colisão”, manifestou-se a FIA. O carro 81 é o de Piastri e o nº 1, de Verstappen.

“O Artigo 55.15 do Regulamento Desportivo da FIA exige que o carro 81 prosseguisse em um ritmo que não envolvesse frenagens erráticas nem qualquer outra manobra que pudesse colocar em risco os outros pilotos a partir do ponto em que as luzes do safety car fossem apagadas. O que o carro 81 fez foi claramente uma violação desse artigo”, seguiu e entidade, confirmando a punição na sequência.

Quando recebeu a penalidade, Piastri administrava vantagem de cerca de quatro segundos sobre Norris na liderança do GP da Grã-Bretanha e, assim, o britânico só precisava se manter na janela da punição para herdar a vitória.

Isso não foi preciso, no entanto, pois as equipes foram obrigadas a fazer mais um pit stop e, assim, ele pagou o castigo nos boxes. Com isso, seu companheiro de McLaren tomou à frente e fechou a prova em primeiro, com Piastri em segundo e Nico Hulkenberg, companheiro de Gabriel Bortoleto na Sauber, conquistando seu primeiro pódio, em terceiro.

Confira o resultado do GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1

  1. Lando Norris (McLaren)

  2. Oscar Piastri (McLaren)

  3. Nico Hulkenberg (Sauber)

  4. Lewis Hamilton (Ferrari)

  5. Max Verstappen (Red Bull)

  6. Lance Stroll (Aston Martin)

  7. Pierre Gasly (Alpine)

  8. Fernando Alonso (Aston Martin)

  9. Alexander Albon (Williams)

  10. George Russell (Mercedes)

  11. Oliver Bearman (Haas)

  12. Carlos Sainz (Williams)

  13. Esteban Ocon (Haas)

  14. Charles Leclerc (Ferrari)

  15. Yuki Tsunoda (Red Bull)

Abandonaram: Andrea Kimi Antonelli, Isack Hadjar, Gabriel Bortoleto, Liam Lawson e Franco Colapinto

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