Quando entrar em campo pelo Fluminense contra o Fortaleza, Fábio igualará o recorde de jogador com mais partidas na história do futebol que pertence ao ex-goleiro inglês Peter Shilton, com 1390 aparições cada. O número, contudo, traz algumas controvérsias nas contagens.
A marca de Fábio, de 44 anos, é chancelada pelo próprio Fluminense, que conduziu pesquisa própria para buscar, principalmente, o número de vezes que o goleiro defendeu o União Bandeirante. É que o primeiro clube da carreira do atleta não existe mais, o que dificulta os registros.
Segundo a contagem que aponta para os 1390 jogos, em carreira iniciada em 1997, são 976 partidas pelo Cruzeiro, 234 pelo Fluminense já com o duelo contra o Fortaleza, 150 pelo Vasco e mais 30 pelo União Bandeirante.
Fábio também tem passagem pelo Athletico-PR na carreira, mas, segundo confirmou o “ge”, ele nunca atuou como profissional pelo clube, por isso, nenhuma partida é contabilizada.
O número de jogos de Shilton, por sua vez, também é controverso. Inclusive, considerando 1390 partidas para Fábio, o recorde de jogador com mais aparições na história de futebol já pode ter sido batido com base nas partidas que o próprio inglês afirma ter realizado.
Hoje com 75 anos, Shilton jogou de 1966 até 1997, defendendo Leicester, Stoke City, Nottingham Forest, Southampton, Derby County, Plymouth Argyle, Bolton Wanderers, Leyton Orient, além da seleção da Inglaterra. Ele também foi jogador do Wimbledon, Coventry City e West Ham, mas, assim como Fábio no Athletico-PR, não fez nenhuma partida oficial nos clubes.
Segundo sua própria contagem, Shilton fez 1387 jogos, três a menos do que é sua marca reconhecida pelo Guiness Book, o livro dos recordes, e referendada também pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol).
Durante o Mundial de Clubes, no qual Fábio chamou a atenção pelo Fluminense, o jornal norte-americano “New York Times” se debruçou sobre os números de Shilton para entender a diferença.
A publicação consultou o Arquivo Nacional do Futebol Inglês, um banco de dados online com registro de todos os jogos oficiais da história do país europeu. Shilton fez 348 partidas pelo Leicester, 121 pelo Stoke, 272 pelo Nottingham Forest, 242 pelo Sunderland, 211 pelo Derby County, 43 pelo Plymouth, duas pelo Bolton e dez pelo Leyton Orient.
São, então, 1249 jogos por clubes que, com mais 125 vezes defendendo a Inglaterra, eleva sua marca para 1374 partidas oficiais.
Segundo o “New York Times”, a diferença de 13 jogos para a marca que Shilton diz ter incluem partidas pela seleção sub-23 da Inglaterra feitas entre 1968 e 1972.