fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que seleção jogará em Curitiba após mais de 20 anos? Veja os bastidores

O técnico Dorival Júnior convoca na manhã desta sexta-feira (23) a seleção brasileira para os jogos contra Equador e Paraguai, nos próximos dias 6 e 10, respectivamente. A primeira das duas partidas na retomada das eliminatórias será disputada em Curitiba, no estádio Couto Pereira, enquanto a segunda acontecerá em Assunção. A equipe voltará a jogar na capital paranaense após mais de 20 anos. O último duelo ocorreu em novembro de 2003, no empate por 3 a 3 com o Uruguai.

Em nota, a CBF destacou que o “bom estado do gramado e a localização de Curitiba foram decisivos” para este retorno à cidade. O local, no entanto, não era exatamente a primeira escolha da entidade para a retomada da seleção após a campanha na Copa América disputada nos Estados Unidos.

O plano A do presidente Ednaldo Rodrigues era levar a partida para Porto Alegre, em uma tentativa de homenagear a região após as chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio. Além da logística ainda complicada para que delegações cheguem à capital gaúcha por vias aéreas, as más condições do gramado do Beira-Rio acabaram inviabilizando um acordo com o Internacional.

Ainda de olho em um bom gramado, os planos B e C da cúpula da CBF eram a Neo Química Arena e o Morumbis, em São Paulo. As agendas dos estádios atrapalharam a ideia. Enquanto a casa do Corinthians receberá a partida da NFL entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers no mesmo dia de Brasil x Equador, o estádio são-paulino está reservado para o show do artista canadense The Weeknd no dia 7.

Opções como Maracanã e Mineirão foram descartadas. E um movimento na direção das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste não estava no radar para a Data Fifa de setembro por conta do deslocamento para Assunção após o jogo do dia 6.

Com as limitadas opções, Curitiba entrou no radar pelo pequeno tempo de voo para o Paraguai e, principalmente, o bom estado do gramado do Coxa. “Plano D”, a capital paranaense foi confirmada para o primeiro jogo de Dorival Júnior nas eliminatórias.

A CBF já anunciou que o Brasil enfrentará o Peru em Brasília, no dia 15 de outubro, e mira as regiões Norte e Nordeste como possíveis palcos do último jogo em casa da seleção no ano, em 19 de novembro, contra o Uruguai. A opção é estudada por conta de um deslocamento aéreo menor a partir da Venezuela, palco do jogo do dia 14 de novembro.

Compartilhe:

Veja também: