“Un-Break My Heart”, de Toni Braxton, marcou profundamente sua carreira no R & B em 1996 — alcançando o status de disco de platina, conquistando um Grammy e ultrapassando a marca de 2,4 milhões de cópias vendidas. A música conquistou o primeiro lugar na Billboard Top 100 entre 1996 e 1997, mantendo-se no topo por 11 semanas consecutivas. Esse hit é o segundo single mais vendido por um cantor na história da Billboard, ficando atrás apenas de “I Will Always Love You“, de Whitney Houston.
Porém, curiosamente, Braxton não foi fã da canção no início. A artista, que hoje completa 57 anos, não queria interpretar a balada composta pela hitmaker Diane Warren e produzida por David Foster. Com apenas 25 anos, Braxton não queria ser posta em um lugar de cantora adulta contemporânea, mas de alguém com a sua própria idade.
Toque para aumentar
Para o jornal New York Post, em 2014, a cantora confessou que “Eu sabia que queria mudar minha imagem e ser um pouco mais sexy. Era estratégico ser uma artista [adulta contemporânea] por causa da textura da minha voz, mas eu queria ter 25 anos”, confessa Toni. “Pensei que ‘Un-Break My Heart’ me colocaria de volta na mesma categoria de ser uma artista adulta contemporânea.”
“Mas eles acabaram se mostrando certos”, acrescenta ela. “Eu não queria fazer isso, mas fiz e foi a maior coisa da minha carreira.”, assume a cantora. “Ouvi a música [e] pensei: ‘Isso é legal, está tudo bem’. [Meus produtores musicais] disseram: ‘Achamos que é um sucesso’”
Ainda, houve um remanejamento nesse contexto. Céline Dion seria a artista previamente encarregada de interpretar o hit, mas a gravadora propôs uma troca entre as cantoras. “Estava tudo certo pra eu gravar ‘Because you Loved Me’. Eu ouvi a música e amei, mas a gravadora disse que aquela não era hora de lançar uma música entre álbuns”, explica. “Eu não sei qual foi a situação, só sei que fiquei com Un-Break My Heart. Nós acabamos trocando de música”, revelou Braxton.
Warren, conhecida por compor sucessos como “How Do I Live”, de Leann Rimes, e “Because You Loved Me”, de Céline Dion, revelou que ficou surpresa ao perceber que a expressão “Un-Break My Heart” (algo como: Des-quebre meu coração) ainda não havia sido utilizada como título de uma canção até então.
“Toni Braxton odiava essa música. Ela não queria fazer isso. E depois que ela teve o sucesso, ela me disse que não desejaria outra”, relatou Warren no programa “Songbook”.
“Un-Break My Heart” faz parte do álbum “Secrets”, o segundo de Braxton, que recebeu quatro nomeações ao Grammy e lançou também o hit “You’re Makin’ Me High”.
Toni Braxton foi reconhecida pela Billboard como uma das 60 maiores artistas femininas da história, enquanto a Rolling Stone a incluiu entre os 200 melhores vocalistas de todos os tempos. Com mais de três décadas de carreira, a cantora dominou os anos 90 com uma sequência de sucessos no R & B, solidificando sua posição como a soberana das baladas românticas. Ela também acumula 11 músicas no topo da parada Adult R & B Airplay, o segundo maior número já registrado, ficando atrás apenas de Alicia Keys, que lidera com 14.
Veja também:
Toque para aumentar
Descontos especiais para distribuidores