Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Porto Alegre reabre comportas no Cais Mauá

Depois da redução do nível do lago Guaíba, a administração municipal de Porto Alegre determinou a abertura de quatro comportas no Cais Mauá nesta quinta-feira, 3. As estruturas, numeradas 1, 2, 4 e 6, estavam fechadas desde a segunda-feira 30, e são responsáveis por proteger áreas centrais da cidade em situações de cheia.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) explicou que a medida se tornou possível em razão da queda do nível do lago e de seus afluentes. A régua do Cais Mauá registrou recuo de 9 centímetros entre 22h desta quarta-feira, 2, e 6h desta quinta-feira, 3. Ela atingiu 2,63 metros, abaixo da cota de inundação, de 3 metros.

Porto Alegre retoma rotina no Cais Mauá

Com a reabertura das comportas, houve a liberação dos acessos internos do cais, como a entrada para o catamarã, que faz a ligação com a cidade de Guaíba.

Vicente Perrone, diretor-executivo do Dmae, afirmou que “os especialistas consultados pelo Dmae sugeriram que a possibilidade de ultrapassarmos a cota de inundação está bastante reduzida”. “Por isso, temos segurança na decisão de restabelecer a rotina normal do Cais Mauá”, explicou Perrone, segundo nota da prefeitura.

YouTube videoYouTube video

Apesar do recuo no centro, nas ilhas da capital o nível do Guaíba permanece acima da cota de inundação, que é de 2,2 metros. Pela manhã, o medidor local registrou 2,42 metros. Em 25 de junho, o lago chegou a 3,01 metros, dia em que ultrapassou brevemente a marca de segurança duas vezes.

Obras e reforços nas estruturas de contenção

Efeito das chuvas na cidade de Jaguari, no Rio Grande do SulEfeito das chuvas na cidade de Jaguari, no Rio Grande do Sul
Efeito das chuvas na cidade de Jaguari, no Rio Grande do Sul | Foto: Divulgação/Instagram/@prefeituradejaguari

As comportas 11, 12, 13 e 14, reforçadas emergencialmente com sacos de areia, pedras e argila, seguirão fechadas por enquanto. Três delas passam por obras de substituição por portões, em um investimento previsto de R$ 8,2 milhões.

A comporta 13 deverá ser selada de forma definitiva, assim como as comportas 8, 9 e 10, que já estavam lacradas antes das últimas cheias, ao custo estimado de R$ 3,1 milhões.

Leia também: “Rio Grande do Sul: as lembranças da tragédia e o medo de uma nova inundação”, reportagem de Rachel Díaz publicada na Edição 275 da Revista Oeste

No Cais Mauá, as comportas 3 e 5 já foram fechadas permanentemente com concreto. A previsão é que o frio intenso na região Sul do país diminua até o fim de semana, segundo a MetSul Meteorologia. Pinheiro Machado registrou a menor temperatura do estado nesta quinta-feira, 3, com −6,1°C.

Em Santa Catarina, a estação meteorológica do Epagri/Ciram apontou −5,02°C em Urupema, enquanto São Joaquim teve mínima de −4,04°C e Urubici de −3,94°C. Recentemente, Serra Catarinense presenciou a primeira neve do inverno.

Compartilhe:

Veja também: