Depois da redução do nível do lago Guaíba, a administração municipal de Porto Alegre determinou a abertura de quatro comportas no Cais Mauá nesta quinta-feira, 3. As estruturas, numeradas 1, 2, 4 e 6, estavam fechadas desde a segunda-feira 30, e são responsáveis por proteger áreas centrais da cidade em situações de cheia.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) explicou que a medida se tornou possível em razão da queda do nível do lago e de seus afluentes. A régua do Cais Mauá registrou recuo de 9 centímetros entre 22h desta quarta-feira, 2, e 6h desta quinta-feira, 3. Ela atingiu 2,63 metros, abaixo da cota de inundação, de 3 metros.
Porto Alegre retoma rotina no Cais Mauá
Com a reabertura das comportas, houve a liberação dos acessos internos do cais, como a entrada para o catamarã, que faz a ligação com a cidade de Guaíba.
Vicente Perrone, diretor-executivo do Dmae, afirmou que “os especialistas consultados pelo Dmae sugeriram que a possibilidade de ultrapassarmos a cota de inundação está bastante reduzida”. “Por isso, temos segurança na decisão de restabelecer a rotina normal do Cais Mauá”, explicou Perrone, segundo nota da prefeitura.


Apesar do recuo no centro, nas ilhas da capital o nível do Guaíba permanece acima da cota de inundação, que é de 2,2 metros. Pela manhã, o medidor local registrou 2,42 metros. Em 25 de junho, o lago chegou a 3,01 metros, dia em que ultrapassou brevemente a marca de segurança duas vezes.
Obras e reforços nas estruturas de contenção


As comportas 11, 12, 13 e 14, reforçadas emergencialmente com sacos de areia, pedras e argila, seguirão fechadas por enquanto. Três delas passam por obras de substituição por portões, em um investimento previsto de R$ 8,2 milhões.
A comporta 13 deverá ser selada de forma definitiva, assim como as comportas 8, 9 e 10, que já estavam lacradas antes das últimas cheias, ao custo estimado de R$ 3,1 milhões.
Leia também: “Rio Grande do Sul: as lembranças da tragédia e o medo de uma nova inundação”, reportagem de Rachel Díaz publicada na Edição 275 da Revista Oeste
No Cais Mauá, as comportas 3 e 5 já foram fechadas permanentemente com concreto. A previsão é que o frio intenso na região Sul do país diminua até o fim de semana, segundo a MetSul Meteorologia. Pinheiro Machado registrou a menor temperatura do estado nesta quinta-feira, 3, com −6,1°C.
Em Santa Catarina, a estação meteorológica do Epagri/Ciram apontou −5,02°C em Urupema, enquanto São Joaquim teve mínima de −4,04°C e Urubici de −3,94°C. Recentemente, Serra Catarinense presenciou a primeira neve do inverno.