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Porto de Santos receberá R$ 1,6 bilhão para ampliar capacidade para 2,1 mi de TEUs

O maior complexo portuário do hemisfério sul, o Porto de Santos, terá investimento de R$ 1,6 bilhão para ampliar a capacidade de movimentação de cargas.

O anúncio foi feito no final da manhã desta quinta-feira (20) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em Dubai, durante missão oficial aos Emirados Árabes.

A ampliação do aporte para o Porto de Santos se deu após reunião realizada entre Costa Filho e representantes da DP World, empresa que opera um dos maiores terminais portuários privados multipropósito do país.

O investimento total se soma aos R$ 450 milhões já anunciados, e tem por objetivo elevar a capacidade para 2,1 milhão de TEUs até 2028, incluindo obras de ampliação do cais em 190 metros.

“Esses investimentos reforçam a modernização do setor portuário, ampliam a eficiência do porto e demostram a confiança dos investidores no Brasil”, afirmou o ministro após reunião com representantes da DP World.

A segunda fase dos investimentos, recém-aprovada, contempla a construção de um novo píer de atracação, a ampliação da retroárea com a implementação de uma laje sobre estacas, além de melhorias no gate de acesso, nas áreas de inspeção, na infraestrutura para cargas refrigeradas, bem como outras estruturas de apoio operacional.

Redução das emissões

Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos destaca que no conjunto das duas fases de investimento, o programa contempla a aquisição de quatro novos portêineres, essenciais para a operação de navios de grande porte.

Além disso, também estão previstos 15 RTGs (Guindastes de Pórtico sobre Pneus), que aumentarão a capacidade e velocidade de movimentação de contêineres no pátio, bem como 40 ITVs, cujo objetivo é o de reforçar a frota responsável pelo transporte interno de cargas.

A pasta ressalta que esses equipamentos atendem padrões modernos de eficiência energética e sustentabilidade, alinhados à estratégia global da DP World de reduzir emissões e adotar tecnologias de menor impacto ambiental.

Ampliação de áreas de exportação de celulose

O cais ganhará mais 190 metros lineares, passando de 1.100 para 1.290 metros, o que vai ampliar as áreas de exportação de celulose e de operação de contêineres. A previsão é de que a obra seja concluída em agosto de 2026.

Segundo a empresa, com a expansão, o cais poderá receber navios porta-contêineres da classe New Panamax, com até 150.000 TPB (366m) simultaneamente. Também de acordo com a DP World, os equipamentos adquiridos possuem tecnologia de redução de consumo e emissões de gases poluentes, o que se alinha à estratégia de descarbonização da matriz energética, instituída pelo governo federal.

O ministro visitou as instalações da DP World no Porto de Jebel Ali, o maior e mais movimentado do Oriente Médio, em Dubai, e viu de perto o funcionamento da infraestrutura, especialmente os modelos de gestão, tecnologia e produtividade.

“Se tem um lugar que impressiona quem trabalha com logística é o Porto de Jebel Ali. É um dos complexos mais modernos do mundo e pude ver tecnologias que podem transformar a operação de cargas no Brasil”, afirmou o ministro, citando o sistema Boxbay, que multiplica a capacidade de movimentação de cargas com mais segurança e eficiência.

“Vim entender como essas inovações podem ampliar a capacidade do Brasil e atrair mais investimentos, alinhando o país às melhores práticas globais”, acrescentou Costa Filho.

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