Quarenta voluntários participaram nesta quinta-feira (19) do 2º Mutirão de Limpeza das Praias na Ilha do Mel, no Litoral, que resultou na retirada de quase três toneladas de resíduos incluindo plásticos, isopor, sucata e metais.
A iniciativa é das Comunidades Tradicionais da Ilha do Mel e da Associação de Nativos, com apoio da Portos do Paraná, Prefeitura de Paranaguá, Paranaguá Saneamento, Instituto Água e Terra (IAT), entre outras instituições e moradores locais.
A ação foi novamente liderada por Roberto Santana Gonçalves, funcionário público que é conhecido por pedalar pelas praias recolhendo garrafas. Inspirado por suas atividades, Roberto organizou o mutirão, que já tem previsão de ocorrer novamente em fevereiro de 2025. “Queremos manter a ilha limpa para que os turistas vejam que cuidamos bem deste lugar especial”, disse.
O mutirão ocorreu entre a Ponta Oeste e a Nova Brasília, área de difícil acesso que acumula resíduos trazidos pela maré. Alunos da região também participaram da ação, aproveitando a oportunidade para uma aula prática sobre preservação ambiental.
“Ficamos impressionados com a quantidade de microplásticos. A Ilha do Mel é patrimônio da Unesco, um local turístico e uma reserva ecológica. Esse mutirão foi uma excelente oportunidade para conscientizar os alunos sobre as implicações da crise ambiental”, afirmou Brenda Letícia Souza da Silva, professora do Colégio Estadual Lucy Requião de Mello e Silva.
O material recolhido foi destinado à Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná. “Precisamos de uma caçamba e de um caminhão-baú para transportar os resíduos. Após a triagem, conseguimos reciclar cerca de 90% do material, descartando apenas os itens contaminados. Esse tipo de ação não só retira resíduos do meio ambiente, mas também os reintegra ao ciclo produtivo”, explicou Alyne Souza, presidente da Associação.
MUTIRÕES – Além de apoiar iniciativas de limpeza no Litoral, a Portos do Paraná faz seus próprios mutirões nas praias e mangues do Estado. Em julho deste ano, por exemplo, a empresa pública recolheu 615 kg de resíduos na região do Trapiche do Rocio, em Paranaguá.
Essas ações fazem parte do Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná, que visa a preservação do meio ambiente e o engajamento da comunidade.