Sem Cristiano Ronaldo em campo, Portugal garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2026 neste domingo ao vencer a Armênia por 9 a 1. A goleada contou com gols de Renato Veiga, Gonçalo Ramos, João Neves (três vezes), Bruno Fernandes (três vezes) e Francisco Conceição. Eduard Spertsyan marcou o único gol dos visitantes.
Os portugueses haviam perdido a chance de se classificar na última quinta-feira, quando perderam para a Irlanda por 2 a 0. Na partida, Cristiano Ronaldo foi expulso e por isso não jogou contra a Armênia neste domingo.
Situação da tabela
Portugal terminou a fase das Eliminatórias na liderança do Grupo F, com quatro vitórias, um empate e uma derrota, somando 13 pontos.
Do outro lado, a Armênia encerrou a campanha na última colocação, com apenas uma vitória e cinco derrotas, totalizando três pontos.
Além disso, a Irlanda, segunda colocada do Grupo F, também garantiu sua ida ao Mundial de 2026 neste domingo, ao vencer a Hungria por 3 a 2.
Como foi o jogo?
O primeiro tempo foi movimentado desde os minutos iniciais. Aos sete minutos, Renato Veiga abriu o placar de cabeça. Aos 18, Eduard Spertsyan empatou para a Armênia. Dez minutos depois, Gonçalo Ramos recolocou os portugueses na frente.
João Neves ampliou a vantagem ao marcar duas vezes: aos 30, com chute de fora da área, e aos 41, em cobrança de falta. Já nos acréscimos, aos 48, Bruno Fernandes converteu pênalti e levou Portugal ao intervalo vencendo por 5 a 1.
Na etapa final, Bruno Fernandes marcou novamente aos seis e aos 27 minutos. Aos 36, João Neves completou seu hat-trick após assistência de Nélson Semedo. Para finalizar a goleada, Francisco Conceição anotou o seu nos acréscimos da partida.
Gols
-
Renato Veiga, aos 7′ do 1ºT (Portugal)
-
Eduard Spertsyan, aos 18′ do 1ºT (Armênia)
-
Gonçalo Ramos, aos 28′ do 1ºT (Portugal)
-
João Neves, aos 30′ do 1ºT (Portugal)
-
João Neves, aos 41′ do 1ºT (Portugal)
-
Bruno Fernandes, aos 48′ do 1ºT (Portugal)
-
Bruno Fernandes, aos 6′ do 2ºT (Portugal)
-
Bruno Fernandes, aos 27′ do 2ºT (Portugal)
-
João Neves, aos 36′ do 2ºT (Portugal)
-
Francisco Conceição, aos 46′ do 2ºT (Portugal)


