Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Praia de Ipanema vira palco de protesto contra minorias no Irã

A organização não governamental (ONG) StandWithUs promoveu, neste domingo, 6, um protesto na Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, para denunciar a perseguição a minorias no Irã.

Integrantes do grupo estenderam bandeiras do movimento LGBT+ e montaram réplicas de forcas na altura da Rua Farme de Amoedo, tradicional ponto de encontro da comunidade gay na cidade.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Na faixa exposta na areia, lia-se a frase: “O Irã mata gays em praça pública”. O ato quis chamar atenção para a criminalização da homossexualidade no país persa, onde relações entre pessoas do mesmo sexo podem ser punidas com pena de morte.

O protesto coincidiu com a presença de representantes iranianos na reunião do Brics, marcada para este domingo e para a próxima segunda-feira, 7, no Rio.


Leia o comunicado do grupo que protesta contra o Irã

“Por ocasião da cúpula das lideranças dos Brics, realizada no Rio de Janeiro neste domingo e na segunda-feira, a StandWithUs Brasil organizou um manifesto na Praia de Ipanema para lembrar a sistemática perseguição de minorias perpetrada pelo regime iraniano.

Recentemente admitido no grupo, o Irã tem por política de Estado o assassinato público de gays — é crime o relacionamento entre dois homens no país. Por isso, a escolha de mil bandeiras do orgulho LGBTQIA+ e dez forcas para serem colocadas na praia, bem na altura da Rua Farme de Amoedo, tradicional ponto de encontro dessa comunidade na cidade.

Essa é uma lembrança de que o Irã é contra a liberdade, não só de gays, mas também de mulheres, cristãos e outras minorias. O Irã não pode ser amigo do Brasil.”


Compartilhe:

Veja também: