A festa junina é uma das mais tradicionais e aguardadas celebrações do calendário brasileiro. Além de valorizar a cultura local, o período tem grande importância para a economia regional, principalmente para o Norte e Nordeste, regiões que concentram as maiores comemorações do país.
Segundo a plataforma de inteligência de dados Scanntech, a cesta de alimentos com itens típicos da ocasião registrou alta de 2,5% no Norte e uma retração de -0,1% no Nordeste no mês de maio em comparação com abril. Além disso, outra curiosidade é que a pipoca e o doce de leite figuraram entre os produtos mais vendidos da cesta em todo o país.
Aumento de itens juninos no Nordeste
- Amendoim: +3,6%
- Bolo pronto: +1%
- Coco ralado: +1,4%
- Doce de leite: +0,9%
- Doce industrializado pronto: +2,3%
- Leite de coco: +9,2%
- Milho: +7,6%
- Milho para pipoca: -1,4%
- Mistura para bolo: +0,3%
- Pão de hot dog: +0,3%
- Pipoca: queda de -4,6%
- Salsicha: +1,8%
Baixa de preços no Norte
- Amendoim: -0,5%
- Bolo pronto: +4%
- Coco ralado: -3%
- Doce de leite: -2,9%
- Doce industrializado pronto: +5,3%
- Leite de coco: -0,4%
- Milho: +6,9%
- Milho para pipoca: -2,3%
- Mistura para bolo: +1%
- Pão de hot dog: -1,6%
- Pipoca: -0,8%
- Salsicha: +3,9%
Em relação ao volume de vendas, o leite de coco registrou a maior queda na região Nordeste e Norte, com recuo de -53,5% e -10,1%, respectivamente.
Já no Nordeste, o milho foi o produto que mais cresceu em vendas, enquanto no Norte o destaque ficou para o doce de leite.
Preços pelo país
Em análise dos dados gerais do Brasil, a Scanntech observou que as variações de preço são menores:
- Amendoim: +1,4%
- Bolo: +1,3%
- Coco ralado: +1,2%
- Doce industrializado pronto: +2,8%
- Leite de coco: -5,6%
- Milho: +0,6%
- Milho para pipoca: +1,7%
- Mistura em pó para bolo: +0,7%
- Pão de hot dog: +0,3%
- Pipoca: -0,2%
- Salsicha: +2,6%
- Doce de leite: preço estável (sem variação)
Em relação às vendas no cenário nacional, o leite de coco foi o que mais apresentou queda, com recuo de – 33,7% seguido pelo coco ralado com -5%.
Assim como na variação das regiões, pipoca e doce de leite foram os produtos com o maior aumento nas vendas pelo país.