Uma gravação de 2024 mostra o prefeito de São José do Calçado (ES), Antônio Coimbra de Almeida, conhecido como Cuíca (PSB), oferecendo apoio direto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em uma área invadida no município.
Nas imagens, Cuíca admite colaborar com os invasores e afirma que age com respaldo do governador Renato Casagrande (PSB). O deputado estadual Lucas Polese (PL-ES) divulgou a gravação por meio de suas redes sociais. Assista:
“Eu dou total apoio a vocês aqui (MST), não tenho nada contra”, diz Cuíca. “Se alguém achar, pode vir aqui, pode desmanchar, porque eu não tenho nada contra e tudo o que eu puder fazer, eu vou fazer pra ajudar.”
“Isso aqui é uma invasão em São José do Calçado, e esse aí garantindo total proteção aos invasores é o prefeito do município, Cuíca, do PSB”, comenta Polese. O parlamentar destaca o absurdo que é o chefe do Executivo municipal estar dando apoio a um grupo que ele classifica como “uma facção criminosa”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em seguida, Polese destaca um trecho em que o prefeito afirma que o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apoia o MST. “Eu não tinha ainda a posição do governador, eu estava aguardando”, diz Cuíca. “Porque eu sabia que o governador tem uma boa relação com o PT, não vai querer arrumar confusão.”
Em vídeo, integrante do MST comemora veto do governador
O vídeo também mostra ferramentas e utensílios novos — como enxadas, carrinhos de mão, foices, cavadeiras, vassouras, canos e fios — entregues ao grupo. Segundo o deputado, os equipamentos foram comprados com dinheiro público. “Esses aqui são os equipamentos novinhos que o PSB deu pra eles (MST), pra eles invadirem e roubarem a propriedade dos outros com tudo do bom e do melhor”, declarou.


Em maio de 2024, Casagrande vetou um Projeto de Lei de autoria de Polese que previa punições administrativas a pessoas envolvidas em invasões de propriedades privadas no Estado.
A Assembleia Legislativa do ES aprovou o PL 166/23. O projeto visava impedir que invasores tivessem acesso a benefícios sociais, participassem de concursos públicos, licitações e assumissem cargos estaduais. “Esse é o governador do agro”, ironizou o deputado.
Leia mais: “Crise no governo: MST chama Paulo Teixeira de ‘ministro promessinha’”
“Está aí mais uma prova de que todas as invasões de terra que estão ocorrendo aqui no Espírito Santo são financiadas e promovidas diretamente pela extrema-esquerda que está no poder”, conclui o parlamentar. “Essa organização está sendo fortalecida aqui no Estado pelo poder público sob comando de Renato Casagrande.”