Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeito confessa que matou PM e é liberado no Maranhão

O prefeito de Igarapé Grande (MA), João Vitor Xavier (PDT), de 27 anos, apresentou-se voluntariamente à Polícia Civil na tarde desta segunda-feira, 7, e confessou ter efetuado o disparo que resultou na morte do policial militar Geidson Thiago da Silva. O crime ocorreu na noite deste domingo, 6, durante uma vaquejada no município maranhense de Trizidela do Vale.

Xavier compareceu à Delegacia Regional de Presidente Dutra, a 347 km de São Luís, acompanhado por seus advogados. Em depoimento, declarou que atirou no policial em legítima defesa. Segundo ele, a reação se deu depois de um desentendimento com a vítima, que teria representado uma ameaça.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“No depoimento do prefeito, ele disse que havia extraviado essa arma para não ser pego com ela”, afirmou o superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Ricardo Aragão, em entrevista ao g1.

Por ter se apresentado espontaneamente, fora da situação de flagrante, o prefeito não ficou detido. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os fatos, com prazo legal de dez dias para conclusão. Caberá ao delegado responsável decidir se haverá representação pela prisão preventiva, medida que depende de autorização judicial.

Leia mais:

Prefeito teria reagido a pedido para baixar o farol do carro

Relatos de testemunhas sugerem que a confusão começou quando Geidson teria solicitado ao prefeito que reduzisse o farol do veículo, cuja luminosidade teria incomodado as pessoas na vaquejada. Durante a discussão, o prefeito teria sacado uma arma e disparado contra o policial, que estava de folga e acompanhado de amigos.

“Foram cerca de cinco tiros, provavelmente todos pelas costas”, declarou o delegado Diego Maciel, da regional de Pedreiras. Geidson chegou a ser socorrido e levado a um hospital na cidade, mas não resistiu aos ferimentos ao ser transferido para outra unidade médica.

Imagens de câmeras de segurança são analisadas pelas autoridades. Um dos vídeos mostra um homem que seria Xavier em direção a um carro preto, onde pega um objeto e se dirige a um grupo de pessoas.

O prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), apontado como autor do crimeO prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), apontado como autor do crime
O prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), apontado como autor do crime | Foto: Reprodução/ Redes sociais

Em seguida, ele corre para o veículo e vai embora. As imagens ainda passarão por perícia. A arma usada no crime não foi localizada até o momento e a Polícia Civil tenta negociar a entrega com o investigado.

Em nota oficial, a Polícia Civil informou que Xavier não possui porte legal de arma de fogo e que todas as circunstâncias do ocorrido serão analisadas com base em provas técnicas e testemunhais. “As investigações seguem para a elucidação do caso e responsabilização criminal do suspeito”, diz o comunicado.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão lamentou o ocorrido e informou que as polícias Civil e Militar, com apoio da área de Inteligência, atuam nas diligências. A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão afirmou que acompanha o caso em conjunto com a SSP-MA.

Leia também: “A ousadia do crime organizado”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 243 da Revista Oeste

Compartilhe:

Veja também: