O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, esteve neste domingo (11) em São Paulo para acompanhar os familiares de vítimas do acidente aéreo e ajudar na articulação para o traslado dos corpos. O transporte ficará sob responsabilidade da VoePass. O Centro de Eventos da cidade ficará à disposição de familiares e amigos para os velórios. Entretanto, as decisões sobre os locais será das famílias das vítimas.
A prefeitura ainda informou, por meio de nota, que o trâmite de identificação dos corpos e análise da perícia são de responsabilidade da Superintendência de Polícia Científica, do Instituto de Identificação de São Paulo (IIRGD) e do IML de São Paulo.
Seguidamente, o traslado dos corpos devidamente identificados é gerido pela companhia aérea VoePass, que custeia o envio às cidades destino.
O Município de Cascavel reitera que o espaço do Centro de Convenções e Eventos estará à disposição, a partir desta segunda-feira (12), para os familiares que decidirem, de forma voluntária, por aderir ao velório no local. “Reforçamos que a escolha é inteiramente das famílias, e estaremos à disposição para prestar todo o suporte necessário, independentemente da opção tomada”, indica a nota.
Articulação
As Defensorias Públicas do Estado do Paraná e do Estado de São Paulo, em conjunto com os Ministérios Públicos do Estado do Paraná e do Estado de São Paulo e a Voepass Linhas Aéreas, firmaram um acordo para estabelecer o procedimento de envio dos corpos para as cidades de origem das famílias das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP), ocorrido na última sexta-feira (9). A empresa será responsável por entrar em contato com familiares, onde quer que estejam, para coletar a autorização necessária para liberação, transporte e entrega dos corpos.
A Delegacia de Polícia de Vinhedo já recebeu ofício sobre o acordo. O canal da companhia já foi disponibilizado às famílias atendidas pelas Defensorias Públicas e pelo Ministério Público, tanto em São Paulo quanto no Paraná, e também por meio do canal exclusivo de telefone/Whatsapp (41 9 9232-2977).
E-mail disponibilizado pela Voepass para informações sobre as autorizações: [email protected].
Durante a manhã deste domingo, o serviço do cartório de registro civil esteve presente no anfiteatro do Instituto Oscar Freire – Faculdade de Medicina da USP, na cidade de São Paulo, onde as instituições concentram o atendimento às famílias.
No sábado, um acordo entre Defensorias Públicas, Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, Ministérios Públicos e a Voepass permitiu que os corpos das vítimas sejam enviados às suas cidades sem a presença de um familiar em Vinhedo. O protocolo padrão de atendimento do IML exige a presença para autorizar liberação, transporte e entrega.
No dia seguinte ao acidente, que vitimou 62 pessoas, o trabalho conjunto entre as Defensorias Públicas atendeu, ao todo, familiares de 32 vítimas. O serviço consistiu em orientação jurídica, psicológica e socioassistencial. As instituições seguem à disposição das famílias.
* Com informações da prefeitura de Cascavel e Defensoria Pública do Paraná