A administração municipal de Maricá (RJ), sob comando do prefeito Washington Quaquá (PT), prepara a inclusão de lanchas no serviço de transporte público gratuito, já disponível para ônibus e bicicletas compartilhadas. O objetivo é oferecer deslocamento sem custo para passageiros e cargas, de modo a ampliar o alcance da tarifa zero no município.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Nesta segunda-feira, 11, o prefeito reúne assessores e moradores para testar as rotas em sete lanchas, além de formalizar um termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A quantidade final de embarcações será determinada por meio de estudos técnicos desenvolvidos pela prefeitura.
+ Mario Sabino: “Washington Quaquá e a homofobia do bem“


Assim como acontece com os ônibus municipais, a proposta prevê que as lanchas sejam pintadas de vermelho. Washington Quaquá ocupa também a vice-presidência nacional do PT.
Maricá foi pioneira entre cidades brasileiras com mais de cem mil habitantes ao adotar a política de tarifa zero no transporte público. A prefeitura do município conta com os recursos gerados pela exploração do petróleo, como royalties e participações especiais.
O sistema de ônibus gratuito começou a funcionar progressivamente em 2014 e hoje é operado pela Empresa Pública de Transporte do município. As novas rotas aquáticas integram a expansão dessa política de mobilidade urbana sem custo aos usuários.