Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura e Unilivre avançam em estudo dos arroios de Ponta Grossa | Correio dos Campos

COM ASSESSORIAS – Representantes da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e da Unilivre se reuniram na manhã desta sexta-feira (11) para definir áreas prioritárias que receberão os estudos de análise topográfica, para que os primeiros projetos de intervenção sejam estabelecidos.

As áreas ficam no entorno dos arroios da Ronda, Olarias e Pilão de Pedra. A Universidade iniciou, em novembro do ano passado, o desenvolvimento de pesquisas e estudos técnico-científicos para elaborar um projeto estratégico de recuperação socioambiental e reurbanização de fundos de vale no perímetro urbano de Ponta Grossa.

“Com os estudos que serão entregues pela Unilivre, vamos direcionar as áreas da cidade que precisam de ações para conter alagamentos, canalização adequada do rio, além de obter mais informações sobre a estrutura necessária que deve ser colocada nesses locais”, explica o presidente do Instituto de Planejamento de Ponta Grossa (Iplan), Rafael Mansani.

Meio ambiente

A secretária de Meio Ambiente, Carla Kritski, comenta que os dados catalogados pela Unilivre também serão utilizados no Plano de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental de Ponta Grossa. “Esse trabalho em conjunto com a equipe da Universidade nos trará um grande auxílio para o nosso Plano de Manejo, que já estamos elaborando. São decisões importantes que o governo municipal terá que tomar, e teremos todo o embasamento com esses dados”, enfatiza.

O grupo de trabalho também irá discutir propostas e ideias para a implantação de novos parques lineares e caminhos verdes, visando aumentar a permeabilidade nas várzeas e ampliar as áreas de lazer. A ideia inicial é integrar áreas de vegetação significativa e de interesse paisagístico, para expandir os espaços públicos de circulação e bem-estar dos pedestres, preferencialmente arborizados.

Moradias

Nos estudos das áreas que estão em andamento, uma das preocupações é com as moradias localizadas no entorno dos arroios. A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Camila Sanches, explica que o governo municipal tem monitorado as áreas de risco e realizado ações nesses locais. “Temos a preocupação de entender a situação de cada local para prestarmos um serviço direcionado e eficiente. O estudo irá nos mostrar quais áreas têm maior risco e quais as ações que devemos priorizar em relação às moradias.”

Fornecimento de dados

As reuniões semanais entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Unilivre são realizadas para que os representantes da Universidade apresentem os dados coletados e quais são os avanços do estudo. A Unilivre foi criada em 1991 pelo urbanista e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, e atua fornecendo soluções inovadoras e tecnológicas em planejamento urbano, projetos e assessorias técnicas em gestão ambiental, cidades inteligentes e educação.

Compartilhe:

Veja também: