Campanha acontece nas UBSs, UPAs e demais serviços de saúde ligados ao município –
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) iniciou a campanha ‘Atestado Responsável’, estabelecendo orientações técnicas para a emissão de atestados médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e demais serviços de saúde ligados ao município.
Em entrevista ao Portal aRede, a secretária Municipal de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Liliam Brandalise, contou que a campanha iniciou por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR). “Os municípios estão aderindo à campanha para a gente dar mais segurança aos nossos profissionais médicos. Para que esses médicos possam ter essa segurança, nessa emissão que, na verdade, já está regulamentada”.
Liliam diz que não é uma coisa nova, porém, os profissionais sofrem, muitas vezes, com uma pressão muito grande da população, inclusive, com violências. “É uma pressão muito grande das pessoas, dos pacientes que chegam, principalmente nas nossas UPAs, nas nossas unidades, exigindo o atestado ao médico, sendo que o direito de emissão do atestado é exclusivamente um ato médico”.
A secretária ressalta que, se o paciente precisa ou não deixar o seu trabalho, em função da queixa, do agravo, é decisão do médico. “É por isso que essa campanha iniciou, porque a gente precisa dizer e a população precisa entender que o médico tem uma responsabilidade civil, uma responsabilidade ética, atestando que aquela pessoa precisa se ausentar do trabalho”.
COMO VAI FUNCIONAR? – Para os pacientes que forem atendidos e, após a avaliação clínica, não for diagnosticada a necessidade de afastamento das atividades laborais, os médicos irão emitir um documento que comprove o período de permanência do paciente na Unidade; além disso, atestados médicos que indiquem afastamento do paciente de suas atividades devem estar devidamente registrados e justificados no prontuário médico.
Liliam Brandalise – Secretária de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde | Foto: Gabriel Miguel/aRede
MUTIRÃO – Neste sábado (29), a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde, realiza um mutirão de saúde durante alusivo ao Novembro Azul e o Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS – que será celebrado na próxima segunda-feira (1º). As atividades serão das 8h às 14 horas e estarão concentradas nas Unidades de Saúde Rômulo Pazzinato, ao lado do Terminal de Nova Rússia, a Luis Conrado Mansani, ao lado do Terminal de Uvaranas, e Cyro de Lima, situada ao lado do Terminal de Oficinas.
Serão ofertadas consultas de enfermagem, com orientações e solicitação de exames, atendimento das salas de vacinas, além de testes rápidos como aferição de pressão arterial e glicemia. O atendimento será aberto ao público, por ordem de chegada, e não há necessidade de agendamento prévio. “Realizamos diversas atividades com os pacientes das Unidades de Saúde ao longo do mês e esta ação chega como um complemento, especialmente para atender o público que tem dificuldade em buscar atendimento ao longo da semana”, destaca Liliam Brandalise, presidente da FMS.
Confira todas as informações na live do Portal aRede:
VÍDEO
SAÚDE | Prefeitura de Ponta Grossa inicia campanha ‘Atestado Responsável’O foco é garantir que os atestados sejam emitidos com rigor clínico.Confira mais inf… | Autor: aRede.info


