Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura mobiliza equipes para atender aos estragos das chuvas em PG

Acumulado de chuvas ultrapassou 75 mm até o momento, com rajadas de vento de 72 km/h; mais de 200 pessoas foram afetadas pelo temporal

O bairro mais afetado foi o Chapada, que concentrou a maior parte dos destelhamentos

O bairro mais afetado foi o Chapada, que concentrou a maior parte dos destelhamentos –

A Prefeitura de Ponta Grossa mobilizou diversas equipes para atendimento dos estragos causados pelas chuvas registradas neste domingo (21) e na madrugada desta segunda-feira (22). Conforme dados das estações meteorológicas do Município, o acumulado de chuvas ultrapassou 75 mm até o momento, com rajadas de vento de 72 km/h.

Agentes da Defesa Civil, da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, além de servidores da Fundação de Assistência Social e das secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Educação, entre outras, estiveram em ação durante todo o período, com o intuito de reparar os danos em diversos pontos da cidade.

“Nós acompanhamos de perto toda a situação e seguimos trabalhando para que as famílias afetadas sejam atendidas e os serviços da Prefeitura sejam normalizados o mais breve possível. Além disso, também determinei a realização de vistorias preventivas em todas as escolas e CMEIs do município para garantir a segurança das nossas crianças”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt, que visitou diversos locais e acompanhou os serviços realizados pelas equipes.

Ao todo, foram registrados 39 atendimentos pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros, a maioria envolvendo destelhamentos (29) e quedas de árvores (10) em imóveis e vias públicas. Veja fotos:

GALERIA DE FOTOS

  

O bairro mais afetado foi o Chapada, que concentrou a maior parte dos destelhamentos. O caso mais grave foi no Parque Bonsucesso, onde a Escola Municipal José Pinto Rosas, que atende 320 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, teve o telhado do ginásio arrancado pelos ventos, causando danos à estrutura do imóvel, que foi interditado e teve as aulas suspensas.

De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, as equipes da Defesa Civil foram mobilizadas rapidamente até o local, onde constataram os estragos e realizaram a imediata interdição da escola, que passará por perícia para apurar as causas de a estrutura ter cedido.

“Esse trabalho é muito importante, pois, ainda que tenhamos tido fortes ventos na região, diversas casas próximas da escola não sofreram danos. Por isso, já solicitamos a realização de uma perícia para a verificação dos fatos, que seguem sendo acompanhados pelas nossas equipes”, explica o secretário.

Segundo a Secretaria de Educação, a transferência dos itens da Escola José Pinto Rosas para as escolas que vão receber os alunos de forma temporária começa amanhã à tarde, após a finalização dos trabalhos de perícia. Os alunos da Educação Infantil serão transferidos para o CMEI Padre Ezequiel Belchior e os do Ensino Fundamental para a Escola Municipal Frederico Constante Degraf.

Em alguns bairros, houve queda de energia, o que atrapalhou a execução dos trabalhos nas unidades de saúde Madre Josefa, Rômulo Pazzinato, Ambrósio Bricailo, Javier Arzabe, José Bueno, Antônio Schwanzee e Luis Cajado. No CRAS da Coronel Cláudio – que permanece sem energia – os atendimentos que necessitam de sistema não estão sendo executados.

A falta de energia também afetou os semáforos da cidade, sendo registrados problemas em 42 cruzamentos, localizados principalmente na região central. A situação exigiu o emprego de várias equipes da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária, que atuaram realizando a sinalização nos locais e a organização do tráfego durante todo o dia. Mais de 90% dos semáforos afetados já tiveram seu funcionamento normalizado.

Ainda segundo a Defesa Civil, não há registro de feridos ou de famílias desabrigadas até o momento.

Com informações da assessoria.


Compartilhe:

Veja também: