COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), promoveu, nesta quinta-feira (27), uma ‘Operação Saturação’ no bairro Colônia Dona Luiza. A ação envolveu equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária (STSV).
Durante a operação, os agentes realizaram patrulhamentos e abordagens de pessoas e veículos, com foco na localização de automóveis com alertas de furto/roubo e de pessoas com mandados de prisão em aberto.
“Segurança pública é prioridade em nossa cidade. Por isso, além de ampliarmos os investimentos nessa área, estamos reforçando o trabalho preventivo e integrado por meio das nossas equipes da GCM e dos agentes de trânsito. Tenho certeza de que esta e outras ações que iremos realizar terão impacto muito positivo para toda a população”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, a realização dessas operações é muito importante para identificar ações delituosas e coibir a prática de crimes na cidade como um todo, permitindo a localização de criminosos e o levantamento de informações relevantes para as equipes.
“Todo esse procedimento é realizado com base em levantamentos das nossas equipes e na troca de informações com as demais forças de segurança, permitindo um trabalho mais eficiente e integrado na proteção da comunidade”, comenta o secretário.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Alessandro de Macedo, a operação reuniu, entre guardas e agentes de trânsito, cerca de 50 pessoas. Ao todo, foram abordadas 48 pessoas em estabelecimentos comerciais e vias públicas.
“Esse é um trabalho muito relevante para toda a comunidade que mora na região da Colônia Dona Luiza e que deve ser intensificado nas próximas semanas, com ações específicas em outros bairros da cidade, levando nossas equipes ainda mais perto da população”, comenta Macedo.
Além das abordagens em estabelecimentos, foi realizada a fiscalização de 93 veículos e 58 motocicletas, com blitze em diversos pontos da região. Uma pessoa foi presa por embriaguez ao volante.
“A realização de ações preventivas não só permite a identificação de veículos com alerta de roubo e furto, mas também de motoristas embriagados, o que contribui para ampliar a segurança tanto de motoristas quanto de pedestres no nosso município”, finaliza o superintendente de Trânsito e Segurança Viária, João Rodrigo Pontes.