A Prefeitura Municipal de Tibagi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (25) uma grande ação em comemoração ao Dia do Rio, celebrado no dia 24 de novembro. A atividade mobilizou voluntários, operadoras de turismo e Associação Semeando Sonhos para reforçar a importância da preservação do Rio Tibagi.
Entre Bombinhas e a Orla, a equipe coletou cerca de 500 kg de lixo, incluindo roupas, pneus, sofás, embalagens e diversos resíduos jogados irregularmente às margens do rio. A programação contou com limpeza ambiental, rafting e atividades educativas, em parceria com a Associação Semeando Sonhos, ACAMARTI, operadoras de turismo e voluntários.
A secretária de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, destaca a relevância da mobilização e reforça o chamado à conscientização, “momentos como esse ajudam a conscientizar turistas, pescadores e a própria população. Infelizmente, encontramos muito lixo, quase 500 kg em um trecho curto entre Bombinhas e a Orla. Esse lixo prejudica a água, os peixes e toda a natureza. Estou feliz pela participação de tantos voluntários, mas triste pela quantidade de resíduos.”
O voluntário Alexandre Betim reforçou a importância da ação e da mudança de hábitos, “é muito importante essa preservação. Muitas vezes as pessoas vêm pescar e acabam deixando lixo para trás. Com a chuva, tudo vai para o rio, entope bueiros e causa impacto ambiental. A conscientização é fundamental.”
Já o voluntário Anderson José Moura Garcia lembrou que manter o rio limpo é responsabilidade compartilhada. “A limpeza ajuda a conscientizar quem vem aqui relaxar ou pescar. Cada um precisa levar seu lixo embora. A natureza agradece e Tibagi continua sendo reconhecida pela limpeza e beleza.”
A programação do Dia do Rio continua ao longo da semana com coleta de lixo eletrônico e eletrodomésticos. Nesta quarta-feira, 26, a ação ocorreu na Praça Edmundo Mercer. E nesta quinta-feira (27), a coleta segue nos distritos, sendo 9h às 11h30 – Subprefeitura de Caetano Mendes e 13h às 15h – Subprefeitura de São Bento.
A Prefeitura reforça que os lixos eletrônicos podem ser descartados normalmente nas sacolas de recicláveis para a coleta seletiva.


