Administração Municipal ressalta que busca acelerar os procedimentos para a realização da ampliação da estrutura, após TJ-PR derrubar liminar que suspendia realização das obras
Publicado: 13/08/2024, 20:00
Prefeita Elizabeth e secretário de Indústria, Paulo Pinto, revelam procedimentos da Administração em relação ao aeroporto –
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União) e o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto, se pronunciaram sobre a ação do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que cassou a liminar que suspendia a execução das obras de ampliação da estrutura do Aeroporto Sant’Ana. A Administração Municipal fala em acelerar os processos para as melhorias poderem ser realizadas o mais rapidamente possível.
A decisão do TJ-PR permitirá que o Município execute obras de aumento do terminal de passageiros e da área de taxiway, além da construção de um novo estacionamento externo e da reforma e ampliação do pátio de aeronaves. O investimento previsto é de cerca de R$ 33,8 milhões e contará com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). O secretário de Indústria, Paulo Pinto, destaca que a pasta busca agilizar o processo. “Após decisão do TJ, por determinação da prefeita, nos reunimos com todas as partes do processo na tentativa de otimizar o cronograma e garantir que as obras avancem o mais rápido possível. Destaco que não estamos medindo esforços para agilizar a retomada dessa importante obra que trará ainda maior desenvolvimento a cidade de Ponta Grossa”, disse ao Portal aRede.
A prefeita Elizabeth Schmidt, por sua vez, ressalta que as obras no aeroporto carregam um simbolismo para a cidade e também pondera sobre a necessidade de agilizar todo o processo. “O recurso para essa obra foi disponibilizado em 2019, mas como a Prefeitura não fez a licitação na época, tivemos que acelerar todo o processo para que a cidade não perdesse o investimento”, disse.
Aeroporto de Ponta Grossa deverá receber R$ 38 milhões em melhorias | Foto: Divulgação/PMPG.
ENTENDA – As obras não ocorreram porque, após a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt e o então deputado federal Sandro Alex (PSD) assinarem um contrato para ampliação da estrutura do aeroporto, ainda em 2022, as duas empresas que disputaram o processo licitatório judicializaram o procedimento.
Com a derrubada da liminar que suspendia as obras, a Administração Municipal realiza os trâmites internos para retomar o processo. No momento, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) avalia os projetos apresentados pela Prefeitura. Caso as propostas forem aprovadas, a empresa que venceu a licitação deverá iniciar os trabalhos no Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo, conhecido como ‘Aeroporto Sant’Ana’.
Atualmente, Ponta Grossa conta apenas com um voo diário, a rota liga a cidade a Campinas, através da Azul Linhas Aéreas. A Prefeitura informa busca ampliar a gama de destinos e aumentar o leque de companhias aéreas.
Leia também: Acipg pede que obras do aeroporto retomem ‘o mais rápido possível’