O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, visitou, na tarde dessa quinta-feira (07), a sede da Cooperativa de Turismo do Paraná (Cooptur), em Ponta Grossa. Na ocasião, ele se reuniu com o presidente da cooperativa, Dick de Geus, o vice, Marcio Miranda, e o diretor de Operações, Nicolas Goudak. Ricken estava acompanhado do coordenador de Comunicação e Marketing, Samuel Milléo Filho, e pelo coordenador de Operações e Logística, Cristiano Michalovicz.
Fundada em dezembro de 2004, a Cooptur foi a primeira cooperativa de turismo do Brasil. É formada por empreendedores de diversos ramos de atividade dentro do turismo, sejam, hotéis, restaurantes, grupos folclóricos, condutores, artesãos, receptivos, entre outros. “A criação da Cooptur só foi possível graças ao importante apoio da Ocepar e das intercooperações realizadas nesses anos todos com as demais cooperativas paranaenses, que utilizam nossos produtos”, comentou Dick. Para o dirigente, a reunião foi muito produtiva e esclarecedora e que possibilita uma maior aproximação do sistema. Dick também ocupou a presidência da Ocepar em 1996.
Márcio Canto destacou que os “roteiros técnicos e de lazer são customizados e voltados a atender às expectativas dos nossos clientes. Um grande diferencial da Cooptur é que cuidamos de 100% das etapas de cada roteiro. Desde o alinhamento das demandas com o cliente, reservas, documentação, visitas, transporte e o que mais for necessário. Fazemos também toda a operação do roteiro, ou seja, cuidamos de tudo para que a sua viagem e do seu grupo atenda às expectativas e seja uma experiência memorável”, frisou.
Uma das opções mais procuradas é a Imersão em Cooperativismo, modelo pioneiro que leva as pessoas a conhecer o funcionamento de cases de sucesso de cooperativas, tanto nas áreas técnicas, de gestão ou social, além de conhecer roteiros turísticos regionais. No portfólio da cooperativa também há imersões em rotas holandesa, germânica, porto, erva mate, Intercoop e regiões Oeste, Norte Pioneiro e imersão no Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense. Outro produto que fez diferença, tanto para a Cooptur, como para as demais cooperativas, foi a GinCoop, gincana do cooperativismo, desenvolvida, com apoio do Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, durante a pandemia da Covid-19.
“Além de visitar a sede da cooperativa aqui em Ponta Grossa, tive a oportunidade de conhecer todos os produtos hoje oferecidos pela Cooptur”, destacou Ricken. Ele lembrou que, quando era superintendente da Ocepar, pode acompanhar de perto a criação da cooperativa e toda sua evolução. “Hoje é uma referência em turismo, oferecendo serviços de qualidade. A cooperativa atua como uma facilitadora de desenvolvimento social e econômico, provando que é possível viajar, aprender e cooperar, tudo ao mesmo tempo. A Cooptur é um exemplo de como o turismo pode ser uma ferramenta poderosa para gerar valor, conhecimento e desenvolvimento para todos os envolvidos”, destacou.
ROTEIRO – Na oportunidade, foi apresentado ao presidente Ricken, um novo roteiro internacional da cooperativa com foco no conhecimento do cooperativismo no Quênia: Missão Técnica em Cooperativismo Queniano. A programação de uma semana, prevê conhecer várias experiências do setor cooperativista neste país da África Subsariana, de seguros, crédito, agropecuária, educacional e habitacional, além da Aliança das Cooperativas do Quênia (CAK), principal entidade representativa do setor. “Este é um roteiro que foi pensado cuidadosamente elaborado para promover o intercâmbio de experiências e boas práticas, permitindo aos participantes uma visão ampla e inspiradora de como o cooperativismo pode transformar realidades e contextos culturais e econômicos diferentes”, destacou Márcio.
Para ele, “o encontro com o Ricken foi uma oportunidade pontual para que pudéssemos realizar uma prestação de contas de tudo que já realizamos e do que pretendemos realizar em parceria com o setor cooperativista. Este novo roteiro internacional, ao Quênia, foi construído pensando nas entregas para as demais cooperativas, especialmente em oportunizar em conhecer o recém ramo criado que é o de seguros”.
Com informações da assessoria de imprensa.