Quando ainda era candidato à presidência do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, tinha como uma das críticas ao comando do futebol a “demora” para realizar contratações. Agora eleito, o dirigente vê a insatisfação da torcida rubro-negra crescer justamente pela falta de reforços confirmados mesmo com a janela de contratações abertas desde 10 de junho.
A declaração de Bap foi dada em outubro de 2024, dois meses antes de sua eleição, em entrevista ao “Flow Sport Club”. Ele criticou o fato de o Flamengo ter demorado mais do que os rivais para confirmar reforços justamente na janela de meio do ano.
“Planejamento. Você pega Cruzeiro, Botafogo e Palmeiras. A janela abriu dia 10 de julho no Brasil. Que dia eles estrearam jogadores? Dia 10 de julho. Eles trouxeram jogadores no final de abril, início de maio, trouxeram para cá, esses caras ficaram treinando, fazendo pré-temporada separada”, iniciou. “Flamengo foi contratar jogadores faltando dois dias para fechar a janela, tinha gente que chegava, falava ‘estou pronto para jogar, se professor quiser, eu jogo’… E se machucaram.”
Na ocasião, o Flamengo contratou Alex Sandro, Carlos Alcaraz, Michael e Gonzalo Plata todos já no fim de agosto, com o fechamento da janela em 2 de setembro. O Cruzeiro, por sua vez, citado por Bap, havia fechado sete reforços antes mesmo da abertura da janela.
O Botafogo, no ano em que foi campeão brasileiro e da CONMEBOL Libertadores, foi outro clube elogiado por Bap, após ter anunciado Igor Jesus, Thiago Almada e Allan todos antes da abertura da janela de julho.
“A gente contratou tarde. De que adianta você ter dinheiro em caixa, se você não tem um planejamento que faz com que os jogadores cheguem a tempo aqui? Olha a diferença de planejamento do que o Botafogo fez para o que o Flamengo fez, no início e no meio do ano. Palmas para o Botafogo que foi mais competente que a gente”, analisou.
Em 2025, desde a janela extra de transferências permitida pela Fifa para o Mundial de Clubes, o Flamengo confirmou apenas a contratação de Jorginho, que já estava encaminhada há bastante tempo.
O cenário coloca pressão, principalmente, sobre José Boto, executivo contratado com a promessa também de Bap de “profissionalizar” o futebol rubro-negro. O ex-homem forte do futebol do Flamengo, Marcos Braz, aliás, aproveitou a situação para “cutucar” nas redes sociais. Ele publicou uma foto dele ao lado da lenda da velocidade Usain Bolt com a frase “esse sim era rápido”.
Para evitar maiores desgastes com a torcida, o Flamengo tem trabalhado em silêncio na busca por contratações e deve confirmar em breve a contratação do espanhol Saúl Ñiguez, que chega do Atlético de Madrid. Jorge Carrascal, meia colombiano, é outra contratação bem encaminhada.
A postura de não comentar sobre reforços também tem explicação no recente episódio envolvendo o escocês Mikey Johnston, que esteve próximo de ser contratado, mas, após o vazamento do nome, o negócio teve uma reviravolta, e o Flamengo não avançou.
Na segunda-feira (22), inclusive, o Flamengo soltou até um comunicado oficial dizendo que só se manifestará sobre qualquer possível contratação após a assinatura de contrato.
“Diante do volume recente de especulações durante a janela de transferências no Brasil, o Flamengo reafirma que só irá se manifestar sobre vendas ou contratações quando as negociações estiverem concluídas. Como de costume, qualquer informação oficial será divulgada pelos canais do clube: FlamengoTV, site e redes sociais”, publicou a equipe rubro-negra.