Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prestes a fazer sua primeira partida na Champions pelo Ajax, Lucas Rosa foi gandula na competição na base da Juventus

Em sua segunda temporada pelo Ajax, da Holanda, sendo a primeira desde o começo e com pré-temporada, Lucas Rosa agora vive a expectativa de disputar sua primeira Champions League. Mas a competição, apesar de novidade para ele como atleta, já é uma velha conhecida.

Em abril de 2019, ainda jogador do Sub-23 da Juventus, da Itália, clube pelo qual iniciou sua trajetória na Europa, Lucas Rosa, como gandula, teve a oportunidade de estar dentro de campo para uma partida da Champions League. Agora, pelo Ajax, ele vai viver sua segunda experiência na competição. Desta vez, nas quatro linhas.

No próximo dia 17, o Ajax faz sua estreia na Champions diante da Inter de Milão. Bem diferente do dia 16 de abril de 2019, quando Juventus e Ajax entraram em campo no Juventus Stadium, em Turim-ITA, para o segundo duelo das quartas de final. Aos 19 anos, Lucas ouviu o hino da competição e pensou: “um dia, se Deus quiser, vou jogar um jogo desse”. No X (Twitter na época), ele chegou a interagir e brincar com uma postagem do perfil da TNT, dizendo: “Champions é Champions!!! Mesmo se for como gandula é bom demais!!! Mas anota aí: ainda estarei no campo… jogando!!!”.

Novamente contra um clube italiano, o Ajax quer repetir o feito de pouco mais de cinco anos atrás, quando venceu a Juventus, por 2 a 1.

“Sempre que podia, eu pedia para ir ser gandula. É um momento marcante. Também estive em um jogo entre Juventus e Atlético Madrid, quando o Cristiano Ronaldo fez três gols. No dia do meu aniversário, também teve outro em que o Cristiano Ronaldo estava no Real Madrid, jogou contra o Juventus e fez aquele golaço de bicicleta. Agora, poder jogar esse tipo de jogo, está sendo incrível, um momento de realização e de conquista em nome de todo trabalho que tive para chegar até aqui”, afirma o brasileiro, um dos 48 representantes do país na maior competição de clubes do mundo.

Lucas chegou ao Ajax no início de fevereiro deste ano. Anteriormente, por três temporadas, defendeu o Real Valladolid. Na Espanha, inicialmente foi contratado para as categorias inferiores. Rapidamente, ganhou espaço e se firmou na equipe principal, superando, ao todo, mais de 100 partidas. O lateral foi peça importante no acesso do clube à Primeira Divisão, na temporada 2023/24. Na temporada 2024/25, se firmou de vez na equipe presidida por Ronaldo Nazário, sendo titular durante todo o período, atuando pelos dois lados do campo.

Em seis meses na Holanda, Lucas atuou em oito partidas, com uma assistência, vice-campeonato holandês e vaga na Champions. Na temporada 2025/26, disputou três das quatro partidas da equipe no Nacional. Em uma delas, improvisado, viveu a experiência em uma nova posição, como zagueiro, mostrando mais uma vez toda sua versatilidade.

Pelo Campeonato Holandês, após pausa para Data Fifa, o Ajax voltou a campo no sábado (13), diante do Zwolle, em casa. A equipe ganhou por 3 a 1, mas Lucas não entrou.

Compartilhe:

Veja também: