A previsão do tempo para esta segunda-feira (18), de acordo com os meteorologistas da Climatempo, indica que áreas do Sul e do Nordeste enfrentam risco de temporais. Já o Centro-Oeste e parte do Sudeste devem conviver com sol forte, calor e baixa umidade relativa do ar. No Norte, as instabilidades mantêm o alerta para chuvas intensas em alguns estados.
Veja como ficam as condições em cada região do Brasil.
Sul: risco de temporais e ventos de até 70 km/h
No Sul, a chuva chega em forma de pancadas no litoral de Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, as instabilidades são mais intensas, sobretudo no sul e na região central, com risco de temporais. O oeste gaúcho tem alerta para chuva forte e ventos entre 51 e 70 km/h.
No leste do Paraná e no litoral norte catarinense, as rajadas variam de 40 a 50 km/h. Nos pontos mais altos da Serra Catarinense, há possibilidade de geada.
Sudeste: pancadas no litoral e ar seco no interior
Novas áreas de instabilidade favorecem chuva fraca e isolada no litoral paulista, além de pancadas de chuva no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
No interior de São Paulo e em áreas do centro e oeste de Minas Gerais, o destaque é o ar seco, com índices de umidade abaixo de 30% nos períodos mais quentes.
Centro-Oeste: Sol forte, calor e ar muito seco
A região segue sob predomínio do tempo firme. Apesar de manhãs mais amenas, as temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia, alcançando valores altos à tarde.
A umidade relativa do ar segue crítica, abaixo de 20% em áreas do interior de Goiás e Mato Grosso.
Nordeste: chuva forte em Salvador e litoral de PE e SE
Salvador tem previsão de pancadas fortes com risco de temporais. Entre Sergipe e Pernambuco, as chuvas também devem ser moderadas a intensas.
No Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, o tempo segue firme, mas a umidade baixa no centro-sul do Piauí, Maranhão e oeste baiano aumenta o desconforto.
Norte: Temporais no Amazonas e Rondônia
No Norte, instabilidades provocam risco de temporais no Amazonas, Acre, Rondônia e norte do Pará.
Já em Tocantins e em parte do Pará, o tempo segue firme, ensolarado e quente. Nessas áreas, a baixa umidade reforça o risco de queimadas e pode causar problemas de saúde.