Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

previsão indica calor intenso, secura e chuvas

O Brasil se prepara para um fim de semana de contrastes climáticos, com predomínio de sol e temperaturas elevadas na maior parte do país. Do mesmo modo, há possibilidade de chuvas isoladas em algumas regiões. Conforme previsões do Climatempo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sábado 2 e o domingo 3 devem manter a tendência de calor intenso e tempo seco, a exemplo dos últimos dias, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte.

Na cidade de São Paulo e em outras capitais do Sudeste, a previsão é de sol entre nuvens e máximas próximas dos 36 °C, com mínimas variando entre 18 °C e 20 °C. A chance de pancadas de chuva é pequena, mas é possível em áreas isoladas no final das tardes. Já nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, o clima segue quente, com algumas áreas sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) — fenômeno que pode provocar instabilidades e pancadas de chuva passageiras, sobretudo no norte do Maranhão e do Piauí.

No Mato Grosso, a cidade de Peixoto de Azevedo está sob alerta amarelo de baixa umidade, conforme aviso do Inmet nesta sexta-feira, 1º. Os índices podem variar entre 20% e 30%, o que representa risco moderado para a saúde e para incêndios florestais. Diante do cenário, as autoridades recomendam ingestão frequente de líquidos, redução de atividades físicas nas horas mais quentes do dia e uso de proteção solar.

A exceção ao tempo seco está na Região Sul, onde uma frente fria se aproxima do território gaúcho. Há previsão de chuvas moderadas a fortes, especialmente na campanha, podendo avançar para outras áreas do Estado ao longo do domingo. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo deve se manter firme, mas com possibilidade de aumento da nebulosidade.

YouTube videoYouTube video

As temperaturas devem permanecer em elevação depois do fim de semana, com previsão de máximas entre 37 °C e 38 °C na maior parte do Centro-Oeste e Sudeste ao longo da próxima semana. A persistência do tempo seco e do calor reforça a necessidade de cuidados com a saúde e atenção a queimadas, especialmente em áreas urbanas com vegetação seca.

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste

Compartilhe:

Veja também: