A previsão do tempo para esta semana indica principalmente contrastes marcantes entre as regiões brasileiras. No Norte, as chuvas devem se concentrar no noroeste do Amazonas, Roraima e noroeste do Pará, com volumes acima de 60 mm. Por outro lado, áreas como o sul do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins devem enfrentar tempo seco e baixa umidade relativa do ar, inferior a 30%, elevando o risco de queimadas.
No interior do Nordeste, o cenário também será de tempo seco e umidade baixa. Apenas pequenas áreas do litoral de Alagoas e Pernambuco podem registrar chuvas acima de 20 mm. A maior parte da região terá ar seco e quente nos próximos dias.
Previsão para Centro-Oeste e Sudeste: calor e ar seco
No Centro-Oeste, as chuvas devem ocorrer apenas no início da semana, especialmente no sul de Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso. Nas demais áreas da região, predomina o tempo estável e seco, com umidade inferior a 30%.
No Sudeste, Minas Gerais e São Paulo terão tempo firme, com possibilidade de chuvas leves apenas no litoral. A umidade também será baixa, sobretudo no sul paulista, o que exige atenção para desconforto térmico e risco de incêndios.


Na Região Sul, espera-se acúmulos superiores a 40 mm entre os dias 4 e 5 de agosto, com risco de ventos intensos e granizo em áreas isoladas. A formação de um ciclone extratropical no dia 8 pode provocar novos episódios de chuva forte e vento no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
As temperaturas máximas vão subir no Norte, interior do Nordeste e norte do Centro-Oeste, com picos acima de 34 °C. Já no Sul, Sudeste e faixa leste do Nordeste, variam entre 20 °C e 28 °C. Mínimas abaixo de 8 °C devem ocorrer no sul do Rio Grande do Sul e serras do Sul, com possibilidade de geada. Uma nova massa de ar frio a partir do dia 9 derrubará ainda mais as temperaturas na Região Sul e no sul de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste