A aproximação de uma frente fria deve alterar o clima no Estado de São Paulo já na próxima terça-feira, 5, de acordo com estimativas da Defesa Civil estadual. Será a primeira friagem de agosto na região.
Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O mês começou na sexta-feira 1º, sem a presença de fenômenos como El Niño ou La Niña, o que indica um cenário de neutralidade no Oceano Pacífico. Com isso, as precipitações tendem a atingir áreas além do Sul, abrangendo também São Paulo, Mato Grosso do Sul e parte do Sudeste.
Frente fria pode causar oscilações de temperatura
Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo OK, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que “podemos ter condições favoráveis para chuvas nos três Estados do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e faixa costeira do Sudeste”. “No extremo sul do País, a chuva ocorre, mas os volumes tendem a ser um pouco abaixo da média.”


Ela destacou ainda que o cenário deve provocar oscilações expressivas de temperatura, principalmente na metade Sul do Brasil. Segundo Maria Clara, isso ocorre “em razão das entradas de massas de ar frio que ainda podem chegar durante o mês de agosto”.
De acordo com a porta-voz da Tempo OK, a umidade baixa durante as manhãs contribui para temperaturas mais frias ao amanhecer, com elevação dos termômetros à tarde, um comportamento típico do período.