Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Procrastinação’ é alvo de série de ações e dinâmicas em Rebouças

Partindo a videoaula do Vamos Ler e Instituto Mundo Melhor (IMM), sobre o tema, quinto ano da Escola Joanita Ayub Pereira pôde conversar e desenvolver métodos práticos e lúdicos para combater este problema

Conteúdo audiovisual levou dinamismo e reflexão à sala de aula

Conteúdo audiovisual levou dinamismo e reflexão à sala de aula –

O quinto ano da Escola Municipal Joanita Ayub Pereira, em Rebouças, da professora Samara Tais Lakonski, desenvolveu uma atividade com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), sobre métodos para vencer a procrastinação. A docente elenca os principais tópicos da proposta.

“Nos últimos dias, trabalhamos em sala de aula um tema muito presente na vida de todos: a procrastinação. O objetivo foi ajudar os alunos do quinto ano a entender melhor esse hábito e desenvolver estratégias para superá-lo, unindo reflexão, criatividade e prática”, aponta a educadora.

Samara pontua que a atividade iniciou com uma roda de conversa, onde os alunos relataram se já haviam deixado algo importante para depois e, como esperado, quase todas as mãos se levantaram. A professora explica que foram compartilhadas situações do dia a dia, tanto escolares, quanto pessoais, “em que o famoso ‘depois eu faço’ acabou aparecendo”. O momento foi fundamental para todos perceberem que procrastinar é algo comum, mas que pode ser controlado.

“Para ampliar a compreensão, exibimos a videoaula ‘Vamos Ler e IMM’ abordam caminhos para vencer a procrastinação”. O conteúdo apresentou de forma clara o que significa procrastinar, quais são as consequências disso e trouxe dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia para manter o foco e a organização. Os alunos demonstraram grande interesse e fizeram observações pertinentes durante a exibição”, pontua a docente.

GALERIA DE FOTOS

  

Após a videoaula, a educadora cita que passaram para a prática, com a dinâmica ‘O Monstro da Procrastinação’. Divididos em grupos, os estudantes criaram personagens que representavam o hábito de adiar tarefas, descrevendo suas características, comportamentos e formas de atrapalhar os estudos. A criatividade, segundo Samara, foi impressionante: surgiram monstros sonolentos, distraídos, bagunceiros e até engraçados, mas todos com um ponto em comum: impedir que as tarefas fossem cumpridas no momento certo.

“Em seguida, cada aluno pensou em uma ‘arma secreta’ para derrotar esse monstro. Para encerrar, cada estudante recebeu o ‘Diário Anti-Procrastinação’, no qual registrou uma tarefa que costuma adiar, o motivo para isso e um plano de ação para mudar. Ao final, foi entregue o Certificado de Caçador de Procrastinação a todos, celebrando não apenas a participação, mas a reflexão e o comprometimento que cada um demonstrou”, complementa a professora.

Por fim, a docente cita que a experiência reforçou que trabalhar temas de forma lúdica e participativa ajuda os alunos a se reconhecerem nos problemas apresentados e, principalmente, a encontrarem soluções que façam sentidos para eles. “Mais do que aprender sobre procrastinação, a turma percebeu que pequenas mudanças de atitude podem transformar seus resultados, tanto na escola quanto na vida pessoal”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Joanita Ayub Pereira clicando aqui.


Compartilhe:

Veja também: