Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Produção local e indicações geográficas fortalecem o campo, diz Bruno Quick

O empreendedorismo rural está em alta no Brasil e vem se consolidando como uma oportunidade de valorização da produção local. Para Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, esse movimento é resultado do reconhecimento das características únicas que cada região imprime em seus produtos.

“O que que acontece? As pessoas estão descobrindo o valor que tem a produção local, as características que os produtos, as características específicas que os produtos têm em função da tradição, da localidade.”

Esse cenário também se reflete no avanço das indicações geográficas (IGS), mecanismo que garante identidade e diferenciação a produtos regionais. “E hoje, por exemplo, nós estamos indo muito bem nas nossas indicações geográficas. (…) nós temos postas dez indicações geográficas e a gente, na indicação geográfica, exatamente, a gente valoriza as diferenças, seja no café, no mel, no abacaxi, na farinha, no chocolate.”

Segundo Quick, a valorização do que é produzido no campo tem impacto direto na renda e na qualidade de vida das famílias rurais. “Então, hoje, a produção rural, ela está recebendo uma forte agregação de valor. E isso que é muito importante, porque isso verdadeiramente vai levar mais renda e melhor condição de vida para os produtores rurais.”

Além disso, ele aponta que esse processo pode estimular a permanência dos jovens no meio rural. “Além de trazer uma série de estímulos para que os jovens façam a sucessão familiar dos seus pais que têm atividade rural.”

Compartilhe:

Veja também: