Clayton Nascimento é produtor rural no Espírito Santo (ES) e encontrou no fruto amazônico a inspiração para inovar. A princípio, sua meta era apenas garantir a própria alimentação: “o plano era produzir açaí para eu comer o ano todo.”
Entretanto, a pandemia mudou seus planos e abriu caminho para o empreendedorismo. Incentivado pela esposa, começou a vender polpas de açaí em feiras livres e, em seguida, descobriu um novo produto capaz de mudar seu negócio.
“Um cliente que comprava polpa de açaí na minha mão, me falou que o caroço torrado era bom para a saúde, especialmente para diabéticos.”
Assim, Clayton decidiu testar a produção e chegou ao que chama de ‘Café de Açaí’. Além de atender o cliente, passou a levar o produto também para as feiras. Inicialmente vendia em embalagens simples e transparentes.
“As pessoas passaram a ter curiosidade e eu fui aperfeiçoando.” Com o tempo, o produto ganhou visibilidade, conquistou consumidores fiéis e, atualmente, alcança diferentes regiões do Brasil.
Além do ‘Café de Açaí’, vendido a R$ 20 o pacote de 250g (ou R$ 12 no atacado), o agricultor familiar passou a oferecer outros produtos como muda de açaí – para quem deseja cultivar o fruto -, e a polpa, que sai a R$ 30 o quilo.
Segundo o produtor, a polpa de açaí é consistente e de alta qualidade. Ele costuma dizer: “se alguém encontrar melhor, eu entrego a minha polpa de graça.”
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Fique por dentro
O ‘Café de Açaí’ é produzido a partir do caroço do fruto, que passa por um processo de torrefação e é transformado em um pó semelhante ao café tradicional torrado e moído.
O preparo é bastante simples: basta colocar cerca de quatro colheres de sopa do pó em um coador, adicionar água quente ou gelada e adoçar a gosto. “O ‘Café de Açaí’ alia sabor, saúde e fortalece a nossa agricultura familiar”, finaliza Nascimento.
Porteira Aberta Empreender
Quer saber mais? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.

