Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Professora Dorinha lidera disputa pelo governo do Tocantins

A pouco mais de um ano das eleições gerais de 2026, a senadora Professora Dorinha (União Brasil) desponta como favorita na disputa pelo governo do Tocantins. A parlamentar aparece na liderança nos quatro cenários apresentados pelo instituto Paraná Pesquisas na manhã desta segunda-feira, 18.

Na primeira simulação, a congressista registra 36,7% das intenções de voto. Há outros quatro hipotéticos candidatos para essa parte do levantamento: o vice-governador Laurez Moreira (PDT), a ex-prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB), o deputado estadual Amelio Cayres (Republicanos) e o ex-senador Ataídes Oliveira (Novo). Eles têm 16,6%, 13,4%, 11,7% e 5,2%, respectivamente. Do total de entrevistados, 10,4% compõem o bloco de nenhum/branco/nulo. Enquanto isso, 6,1% não souberam responder ou não quiseram participar.

Professora Dorinha contabiliza 43,8% no segundo cenário, que conta com apenas outros dois políticos. Para essa simulação, Moreira fica com 20,9%. Já Cayres detém 12,8% da preferência. Nessa parte, 15,1% dizem que irão votar em branco, anular ou simplesmente não irão escolher nenhum desses prováveis candidatos. Além disso, 7,4% não souberam responder ou não opinaram.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O Paraná Pesquisas também apresentou os números de duas simulações de segundo turno. Em um, Dorinha supera Cayres por 55,3% a 21,3%, com 16,4% de nenhum/branco/nulo e 7% de não sabem/não opinaram. No outro, a representante do União Brasil vence Moreira por 53,4% a 26,6%, com 14,3% de nenhum/branco/nulo e, por fim, 5,8% de não sabem/não opinaram.

professora dorinha na comissão de direitos humanos do senadoprofessora dorinha na comissão de direitos humanos do senado
Professora Dorinha (União Brasil-TO), durante sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado — 28/5/2025. Conforme o Paraná Pesquisas, ela lidera a disputa pelo governo do Tocantins | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O levantamento ocorreu de 9 a 13 de agosto, com 1.510 eleitores em potencial sendo consultados em 59 dos 139 municípios tocantinenses. Levando-se em consideração o grau de confiança de 95%, a margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais.

Quem é Professora Dorinha?

Líder na pesquisa divulgada nesta segunda-feira, Maria Auxiliadora Seabra Rezende é natural de Goiânia e tem 60 anos de idade. Graduou-se em pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, por onde também concluiu o mestrado em educação escolar brasileira.

Leia mais:

Apesar de ser da capital goiana, a trajetória política de Professora Dorinha, nome de guerra que Maria Auxiliadora passou a adotar, tem base no Tocantins. Inicialmente, ela serviu como secretária estadual de Cultura e Educação.

Até hoje, Professora Dorinha não sabe o que é perder uma disputa eleitoral. Isso porque elegeu-se deputada federal em três ocasiões seguidas, 2010, 2014 e 2018. Trocou de Casa legislativa depois de vencer a eleição para o Senado em 2022.

YouTube videoYouTube video

Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste

Compartilhe:

Veja também: